Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um VOLKSWAGEN CROSSFOX 2008, equipado com o motor EA111 flex 1.6 8 válvulas e câmbio manual de 5 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 005225-6), que é de R$ 29.501,00, cotado em agosto de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 31.286,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 1.180,04.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Um seguro para um veículo com mais de 10 anos de fabricação, pode ser mais difícil de cotar, para uma modalidade convencional, sendo mais fácil encontrar valores para o sistema de cooperativa, que em dados mais recentes estimados, foi obtido uma parcela mensal de R$ 175,00, acrescido de uma taxa única de adesão de R$ 149,00, totalizando um custo médio anual de R$ 2.249,00 com seguro, lembrando que este valor pode variar dependendo da empresa em que for feita essa cotação, seu perfil como condutor, dentre outros.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Crossfox 2008 vai te dar uma despesa média anual de R$ 4.558,53, ou mensal de R$ 379,88.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um VW Crossfox 1.6 2008:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-254 Cobreq - R$ 204,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5602 Fremax - R$ 221,00
Kit de velas de ignição - Cód.: ZFR6P-G NGK - R$ 140,00
4 Pneus - 205/60/R15 Continental Conticrosscontact AT (uso misto) - R$ 2.116,00
Óleo de motor - 4 litros de 5w40 / VW 502.00, API SN, sintético (capacidade de 4,0 litros, considerando a troca do filtro) Shell Maxi Perfomance - R$ 200,00
Correia de acessórios - 6PK1705 Gates, sem tensores inclusos - R$ 62,00
Kit correia dentada com tensor - KS101 Gates - R$ 186,00
Filtro de ar do motor - C 2990 Mann Filter - R$ 35,00
Filtro de óleo - W 712/53 Mann Filter - R$ 25,00
Filtro de combustível - WK 613/3 Mann Filter - R$ 29,00
Filtro de cabine - CU 2545 Mann Filter - R$ 34,00
4 Amortecedores - SP267 / SP282 Monroe OE Sprectrum - R$ 1.229,00
Total da cesta de peças - R$ 4.481,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,13, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Crossfox, que é de 50 litros, você vai gastar R$ 306,50 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 6,2 / 8,8 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 9,1 / 12,3 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 310 / 440 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 455 / 615 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 10,55 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 94,79 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 581,04 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,58, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Crossfox 2008 entrega um motor confiável, desde que bem cuidado, sendo que você pode conhecer todos os detalhes sobre o seu projeto, bem aqui.
Entrega uma lista de equipamentos razoável, sendo a versão top de linha do Fox, com itens como direção hidráulica com ajuste de altura da coluna, trio elétrico completo, ar condicionado, computador de bordo, faróis de longo alcance e rack de teto, já de série, além dos opcionais de rodas de liga leve, duplo airbag frontal e freios ABS.
Sobre a plataforma PQ24, entrega boa rigidez torcional e estabilidade em curvas, apesar da suspensão elevada, que inclusive conta com componentes mais reforçados nessa versão aventureira, como as buchas de bandejas e coxins dos amortecedores, além do suporte de motor, que é hidráulico.
Possui posição de guiar elevada, vários porta-objetos e o sistema de rebatimento do banco traseiro (que também é corrediço), o que garante boa versatilidade, sendo um modelo de boa revenda no mercado, em sua faixa de preço.
No entanto, o desempenho é apenas razoável com esse motor de 101/103 cv de potência, com 14,3/14,5 kgfm de torque, insuficientes para os 1120 kg de peso de carroceria, o que também afeta o consumo de combustível.
A dica é tentar pegar o modelo fabricado de maio de 2008 em diante, quando esse motor sofreu uma atualização para a linha VHT, passando a entregar 15,4/15,6 kgfm de torque, o que melhorou bastante as suas respostas em baixas rotações, assim como a sua economia de combustível (que também pode ser prejudicado caso use pneus mistos ATR).
O espaço interno para quem vai no banco traseiro é de veículo compacto, com distância entre-eixos de 2,47 m, porém se sai bem na altura para a cabeça, devido o seu teto alto.
O estepe localizado na tampa traseira, vem montado em um suporte articulado, que exige espaço extra de manuseio quando precisar abrir o pequeno porta-malas de 260 litros de capacidade.
Vários relatos também de ruídos internos provenientes do acabamento plástico rígido usado em painel central e forros das portas, bem como em relação ao quadro de instrumentos, de ruim visualização, e as colunas “A", que são bem largas e prejudicam a visibilidade em um cruzamento ou ultrapassagens, por exemplo.
Por fim, vale fazer uma pesquisa sobre e disponibilidade e os preços das peças de acabamento externas plásticas, que geralmente são mais caras nessa versão aventureira.
Mas e você? Levaria um VW Crossfox 2008 para a sua garagem?
COMENTE ABAIXO!!!
Comentarios