Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um TOYOTA COROLLA XEi 2009, equipado com o motor 1ZZ-FBE VVTi 1.8 16 válvulas e câmbio manual de 5 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 002028-1), que é de R$ 45.699,00, cotado em setembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 48.576,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 1.826,76.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 2.283,45, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Corolla XEi 2009 vai te dar uma despesa média anual de R$ 4.149,57, ou mensal de R$ 345,80.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Toyota Corolla XEi 1.8 manual 2009:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-1366 Cobreq - R$ 150,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5441 Fremax - R$ 501,00
Kit de velas de ignição - Cód.: DIFR6B11D NGK Laser Iridium - R$ 342,00
4 Pneus - 205/55/R16 Pirelli Cinturato P7 - R$ 1.716,00
Óleo de motor - 5 litros de 10w30 Mineral API SN Toyota (capacidade de 4,2 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 175,00
Correia de acessórios - 6PK1725 Gates, sem tensores inclusos - R$ 62,00
Filtro de ar do motor - C 24 005 Mann Filter - R$ 58,00
Filtro de óleo - W 68/80 Mann Filter - R$ 40,00
Filtro de combustível - WK 58 Mann Filter - R$ 21,00
Filtro de cabine - CU 1919 Mann Filter - R$ 20,00
4 Amortecedores - 339175 / 339176 / 341723 Kayaba Excel-G - R$ 1.201,00
Total da cesta de peças - R$ 4.286,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,11, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Corolla, que é de 60 litros, você vai gastar R$ 366,60 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,4 / 10,2 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 9,4 / 13,3 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 444 / 612 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 564 / 798 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,75 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 85,11 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 520,02 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,52, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Toyota Corolla se destaca pela sua robustez e confiabilidade mecânica, com um bom desempenho vindo dessa combinação de motor 1.8 (132 cv de potência com gasolina e 136 com etanol) e câmbio manual de 5 marchas, de engates justos e precisos.
Em conforto ao rodar, é um dos melhores da categoria, assim como no bom espaço interno para quem vai no banco traseiro e a qualidade dos tecidos de revestimento dos bancos e forros de porta (o painel central e plástico rígido já não agrada tanto).
Nessa versão intermediária XEi, já vem de série com direção elétrica, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores externos, ar condicionado digital, faróis de acendimento automático, 4 airbags e faróis dianteiros de neblina, sendo que o único opcional disponível para essa versão, são os bancos em couro.
Também deixa um pouco a desejar no sistema de som, que vem apenas com leitor de CD MP3, porém nada de entradas USB, SD ou conexão Bluetooth (Pelo menos vem com o volante multifuncional).
Mas os pontos de atenção vão para o motor que exige ajuste de folga de válvulas periódico a cada 40 mil km ou 2 anos, o que ocorrer primeiro.
Além disso, existem vários relatos de folga em caixa de direção, para toda a linha do Corolla de décima geração, fabricados entre 2009 e 2014, o que vale a sua atenção no test-drive, quando for avaliar um carro desses para comprar.
Mas não deixa de ser um veículo de ótima revenda (não tanto quanto a versão com câmbio automático), muito procurado no mercado de usados, e que não cai tanto de preço com o passar dos anos, sendo muito interessante para quem busca um sedan médio na faixa dos R$ 45 mil.
Mas e você? Compraria um Corolla 2009 manual?
COMENTE ABAIXO!!!
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