Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Toyota Corolla XEi 2.0 2018, equipado com o motor 3ZR-FBE Dual VVTi 2.0 16 válvulas e câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 002111-3), que é de R$ 96.542,00, cotado em outubro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 97.100,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 3.861,68.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 4.827,10, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Corolla XEi 2018 vai te dar uma despesa média anual de R$ 8.728,14, ou mensal de R$ 727,35.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Toyota Corolla XEi 2.0 automático 2018:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.:N-1764 Cobreq - R$ 169,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5443 Fremax - R$ 417,00
Kit de velas de ignição - Cód.: DILKAR8L8D NGK Laser Iridium - R$ 396,00
4 Pneus - 215/50/R17 Continental Extremecontact DW - R$ 2.196,00
Óleo de motor - 5 litros de Castrol Magnatec 5w30 sintético API SN (capacidade de 4,2 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 284,00
Correia de acessórios - 6PK1230 Gates, sem tensores inclusos - R$ 118,00
Filtro de ar do motor - C 24 005 Mann Filter - R$ 99,00
Filtro de óleo - HU 6006 x Mann Filter - R$ 28,00
Filtro de combustível - WK 58 Mann Filter - R$ 23,00
Filtro de cabine - CU 1919/2 Mann Filter - R$ 25,00
4 Amortecedores - 339824 / 339825 / 341723 Kayaba Excel-G - R$ 1.650,00
Óleo de transmissão - 9 litros de Total Fluidmatic CVT MV (atende Toyota CVT-FE, capacidade total de 8,9 litros) - R$ 1.341,00
Filtro de transmissão + junta de vedação - FAT087 Japanparts - R$ 156,00
Total da cesta de peças - R$ 6.902,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,09, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Corolla, que é de 60 litros, você vai gastar R$ 365,40 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,2 / 10,6 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 8,8 / 12,6 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 432 / 636 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 528 / 756 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,4 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 87,72 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 534,21 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,53, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Toyota Corolla se destaca pela sua robustez e confiabilidade mecânica, com um bom desempenho vindo dessa combinação de motor 2.0 (143 cv de potência com gasolina e 154 com etanol) e câmbio automático CVT que pode simular até 7 marchas.
Falando em câmbio, este possui comportamento sempre suave nas arrancadas e progressão de velocidade, mas sem comprometer a resposta ao acelerar, quando se exige potência máxima do motor, sendo que ainda possui opção de "trocas" de marcha tanto pela alavanca quanto pelas aletas atrás do volante, bem como conta também com um modo sport.
Em conforto ao rodar, é um dos melhores da categoria, assim como no bom espaço interno para quem vai no banco traseiro, na qualidade do couro de revestimento dos bancos e forros de porta, apesar do revestimento do volante ser alvo de críticas em função do seu desgaste prematuro.
O porta-malas de 470 litros de capacidade é suficiente para levar bagagens da família toda, ainda mais se rebater parte ou todo o encosto do banco traseiro, mas ainda assim, está entre os menores da categoria.
Nessa versão intermediária XEi, já vem de série com direção elétrica com coluna ajustável em altura e profundidade, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores externos, ar condicionado digital, faróis de acendimento automático, computador de bordo em tela TFT colorida, 7 airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho), controlador de velocidade, chave presencial, controles de tração e estabilidade, ISOFIX, luzes de rodagem diurna e lanterna traseira em led`s, faróis dianteiros de neblina e assisntente de partida em rampa.
O sistema de som conta com a central multimídia Toyota Play de 7" com leitor de CD, entrada USB, conexão bluetooth, câmera de ré, GPS integrado, TV digital e DVD player, podendo ser comandada através do volante multifuncional, mas ainda fica devendo em conectividade por não entregar um espelhamento para smartphone.
A segurança à bordo também é um ponto de destaque, uma vez que este veículo obteve nota máxima de segurança no teste de colisão do LatinNCAP, realizado em 2017.
No entanto, o consumo de combustível pode ser um pouco elevado, dependendo da forma de guiar ou trajeto que você fizer, sem falar na falta de alguns equipamentos disponíveis nos concorrentes, como saída do ar condicionado para o banco traseiro, limpador de pára-brisa com acionamento automático e até mesmo os sensores de estacionamento traseiros.
Mas tirando esses detalhes da mesa, o Corolla 2018 é uma das melhores opções de compra até R$ 100 mil, pensando em baixa desvalorização e facilidade de revenda, sendo um dos campeões de procura no mercado de usados.
Mas e você? Compraria um Corolla XEi 2018?
COMENTE ABAIXO!!!
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