Descubra qual o óleo de motor correto para o seu carro, de acordo com o especificado no manual do proprietário.
1 - VOLKSWAGEN GOL 1.0 EA111 2008
De acordo com o manual de manutenção, o óleo recomendado pela montadora deve atender à norma VW 502.00, e para os motores 1.0 EA111, a capacidade de troca é de 3,5 litros, já considerando a substituição do filtro.
Ainda de acordo com o fabricante, deve ser realizada uma troca por ano ou a cada 10 mil km rodados, o que ocorrer primeiro, para uso em condições normais, devendo reduzir estes prazos pela metade, caso sejam adotadas condições severas de condução.
Um exemplo de óleo de motor que você encontra no mercado, atendendo à essas especificações, é o YPF Elaion FS540, SAE 5w40 API SN, podendo também optar por um Petronas Syntium 3000E, SAE 5w40 API SN, ou até mesmo um Shell Maxi Perfomance, SAE 5w40 API SN, lembrando que você deve confirmar, no rótulo do óleo que estiver pensando em comprar, a inscrição da norma VW acima citada, garantindo que aquele modelo de óleo é o ideal para o seu carro.
Também vale lembrar que é de sua responsabilidade verificar as recomendações corretas de óleo de para o motor do seu carro, no manual do proprietário, uma vez que as normas e especificações da montadora podem variar de um ano/modelo para o outro, ou até mesmo pela cilindrada do motor.
É importante dizer que este artigo não se trata de divulgar ou realizar publicidade para nenhuma fabricante de óleo de motor, mas sim, de ajudar o proprietário a escolher um modelo que seja compatível com as especificações exigidas pela montadora para o seu veículo.
2 - HONDA CIVIC 1.8 V-TEC 2007
No manual do Civic 2007, é recomendado um óleo que atenda à norma SAE 10w30 e uma classificação API SL, ou superior, sendo a capacidade total do cárter de 3,7 litros, incluindo a troca do filtro, para o motor 1.8 R18A1.
Deve ser feita uma substituição por ano ou a cada 10 mil km, o que ocorrer primeiro, independente das condições de utilização.
Um exemplo de óleo no mercado que atende à essa especificação, é o genuíno Honda, SAE 10w30 API SN, podendo ser de origem mineral, semissintético ou até mesmo sintético, podendo variar seu preço de acordo com essa tecnologia.
Também existem os modelos Castrol Magnatec, Lubrax Essencial e até mesmo o Genuíno Toyota 10w30, que atendem às exigências para o Honda Civic neste ano/modelo.
3 - TOYOTA COROLLA 2.0 DUAL VVTi 2013
Falando em Toyota, para este ano de 2013, o seu sedan Corolla, já vinha equipado com o motor 3ZR-FBE 2.0 com tuchos hidráulicos e duplo variador de fase (Daí o nome Dual VVTi), sendo exigido um óleo que atenda, por exemplo, à norma SAE 5w30 (existem outras viscosidades recomendadas, mas uma que atende à maioria das condições climáticas, é este 5w30) API SL ou superior, sendo exigido 4,2 litros considerando a troca do filtro.
Ainda de acordo com a montadora, a troca de óleo com filtro deve ser feita a cada 10 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, para condições normais de uso; sendo que para condições severas, o prazo deve ser reduzido pela metade, devendo serem substituídos a cada 5 mil km ou 6 meses, também o que ocorrer primeiro.
Um exemplo de óleo que atende às exigências da montadora é o Mobil Super 5w30 API SP, 100% sintético, mas você também pode usar um YPF Elaion F50J 5w30 ou até mesmo um Petronas Selenia Perform, nessa mesma viscosidade, lembrando que também existe um óleo genuíno Toyota 5w30 API SP ILSAC GF-6, mas geralmente este último sempre é encontrado por um valor bem mais elevado que os citados anteriormente.
4 - FIAT UNO MILLE 1.0 2011
Usando o clássico motor Fire, o Uno 2011 deve usar um óleo 5w30 ou 15w40, de acordo com o manual do proprietário (para as versões Economy, é recomendado o 5w30 para se ter uma maior eficiência), que atenda à uma API SL ou superior, e também à norma interna da montadora, FIAT 9.55535-G1, com uma capacidade do cárter de 2,7 litros, considerando a troca do filtro.
Cada troca de óleo com filtro deve ser feita a cada 1 ano ou 15 mil km, o que ocorrer primeiro, para condições normais de uso.
Em condições severas, a Fiat recomenda reduzir o prazo para 7,5 mil km, mas não fala em redução no tempo de troca, caso este seja o fator principal, sendo necessário ter o bom senso de o reduzir pra 6 meses, aproximadamente.
Para veículos Fiat, é bem comum de se utilizar um óleo Petronas Selenia K Power 5w30 sintético API SN, ou um Petronas Selenia K 15w40 semissintético API SN, que geralmente são encontrados no mercado com preços mais acessíveis, mas caso prefira, existem vários outros fabricantes de óleo de motor que também têm produtos para atender à essas especificações.
5 - VW VIRTUS COMFORTLINE 200 TSi 2018
De acordo com o manual de manutenção do Virtus, o óleo recomendado pela montadora deve atender à norma VW 508.88, sendo a capacidade do cárter fixada em 4 litros, com a troca do filtro, para vários de seus motores do ciclo Otto, incluindo este EA211 200 TSi.
A Volkswagen recomenda uma troca por ano ou a cada 10 mil km rodados, o que ocorrer primeiro, para uso em condições normais, devendo reduzir estes prazos pela metade, caso sejam adotadas condições severas de condução.
Um exemplo de óleo que atende à essas especificações, é o Shell Maxi Perfomance, SAE 5w40 API SN VW 508.88, mas você também pode usar um outro modelo mais recente da Shell, que é o HX8 Professional VW 508.88, sendo que ambos são encontrados hoje em dia, por preços bem próximos no mercado.
6 - HYUNDAI TUCSON 2.0 2009
Usando o motor Beta 2.0, a Hyundai exige para a Tucson um óleo 5w30 API SJ (mais antiga) ou superior, além da norma ILSAC GF-3 ou superior, com uma capacidade de 4 litros, também já contando com a substituição do filtro, exigindo a troca de ambos uma vez por ano ou a cada 15 mil km, em condições normais, ou a cada 6 meses ou 7,5 mil km, para condições severas.
Neste caso, pode-se utilizar o mesmo óleo recomendado para o Corolla citado anteriormente, que é o Mobil Super 5w30 API SP sintético, podendo também optar pelo YPF Elaion F50J ou um Petronas Selenia Perform nessas mesmas viscosidades.
7 - PEUGEOT 208 1.2 2020
Usando o motor Puretech 1.2 3 cilindros com correia dentada banhada à óleo, este 208 vai exigir um óleo especial, que contenha aditivos essenciais para proteger a vida útil dessa correia.
De acordo com o manual do 208 ano 2020, é recomendado o óleo viscosidade SAE 0w30, fabricado pela Total, modelo Quartz Ineo First, sendo que a capacidade do cárter é de 3,3 litros, com a troca do filtro, que devem ser substituídos uma vez por ano ou a cada 10 mil km, independente das condições de uso.
É possível que existam outros modelos de óleo de motor que também podem ser usados neste veículo com este motor 1.2, mas como o manual não fala nada sobre normas API ou ILSAC (imaginamos que seja justamente para evitar confusões na escolha do óleo correto), é altamente recomendado usar apenas o modelo especificado pela montadora.
À título de curiosidade, a Peugeot recomenda a substituição da correia dentada imersa em óleo a cada 80 mil km ou 6 anos, o que ocorrer primeiro.
8 - FORD ECOSPORT 1.5 2018
Outro exemplo de motor 3 cilindros com correia banhada à óleo, sendo exigido pela Ford um modelo que atenda à norma SAE 5w20, e mais importante, à sua norma interna, que é a WSS-M2C948-B, com uma capacidade de 3,65 litros, com filtro.
Aqui também é recomendada uma substituição de óleo e filtro por ano, ou a cada 10 mil km, o que ocorrer primeiro, independente das condições de uso.
Até um tempo atrás, era comum encontrar o óleo da Motorcraft atendendo às exigências Ford para este motor, mas hoje em dia, está mais comum obter o modelo fabricado pela GT OIL, que é o Dual Tec K 5w20 API SP ILSAC GF-6A, um dos mais modernos que se tem no mercado para este tipo de aplicação.
Além disso, este modelo também está de acordo com a norma interna da Ford WSS-M2C960-A1, que é uma atualização da norma WSS-M2C948-B.
9 - NISSAN SENTRA 2.0 2015
Voltando em um motor com quatro cilindros sincronizado por corrente, a exigência aqui é um óleo que atenda à SAE 5w30 (sendo também possível usar um 10w30), API SM ou superior, e uma ILSAC GF-4 ou superior, sendo necessários 4,4 litros para uma troca, já considerando um filtro novo.
O prazo de substituição é fixado em 1 ano ou 10 mil km, independente das condições de uso, podendo também utilizar os mesmos modelos de óleo citados para o Corolla e a Tucson, que é o Mobil Super API SP sintético, ou o YPF Elaion F50J, assim como o Petronas Selenia Perform, que também atende este motor MR20DE 2.0 Nissan.
10 - GM ONIX 1.0 TURBO 2023
Aqui chegamos em um dos motores mais polêmicos quando o assunto é óleo correto, uma vez que existem vários relatos de rompimento da correia dentada banhada, mesmo respeitando as especificações do manual do proprietário.
Sendo assim, é importante ter o bom senso de fazer a substituição preventiva do kit de sincronismo deste motor, num prazo bem mais curto do que os 240 mil km recomendados pela montadora.
E claro, ainda assim, é imprescindível respeitar a especificação de óleo correta, que para os motores turbo é a SAE 5w30, API SN ou superior, ILSAC GF-5 ou superior, e a mais importante norma, que é a interna Chevrolet, Dexos 1 Gen 2 ou Gen 3.
Sendo assim, um exemplo de óleo que vai atender à todas essas especificações simultaneamente, é o Ac Delco 98553886 Dexos 1 Gen 3, sendo que a capacidade do cárter é de 3,75 litros, considerando a troca do filtro.
Também é importante você ter atenção com a especificações, que são diferentes quando o motor é turbo ou aspirado.
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