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Foto do escritorPaulo Silva

Posso mudar as medidas de pneus do meu carro?

Atualizado: 25 de set.

roda original sendo substituída por uma roda maior

É fato que muitos donos de veículos, em algum momento, podem ter vontade de mudar o modelo de rodas dos seus carros, colocar uma de aro maior; ou ainda, para aquele que tem um carro com pneus de medidas não muito convencionais no mercado, pode ser necessário comprar outros de medidas diferentes, que são mais fáceis de encontrar.


E nessa hora surge a dúvida: “Será que eu posso modificar as medidas originais de pneus do meu carro? Até que ponto eu posso fazer essa alteração? Se eu trocar minhas rodas de aro 14 por umas de 17 polegadas, vou levar multa?”



Já respondendo de antemão, eu digo que “SIM”, em algumas situações, você pode alterar as medidas originais dos pneus do seu carro, mas alguns critérios devem ser respeitados.

Primeiro, com relação à troca das rodas por uma de diâmetro diferente, seja maior ou menor, só é permitida a alteração desde que seja mantido o diâmetro do conjunto roda/pneu, ou seja, se você aumentar o aro da roda, deve reduzir o perfil do pneu para que seja equivalente ao original.



É claro que, uma medida exata equivalente é quase impossível de obter, e não há um limite claro, previsto em lei, de tolerância para essa modificação. No entanto, é convencional não ultrapassar a ordem de 3% de diferença, uma vez que, excedendo muito esse limite, você pode sim levar multa por “alteração das características originais do veículo”, bem como pode alterar a leitura do velocímetro, odômetro e até mesmo causar um mau funcionamento no sistema de freios ABS, uma vez que todos esses componentes usam sensores nas rodas para gerar as informações corretas, que são calculadas com base nas medidas de pneus originais determinadas pelo fabricante.


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Por exemplo, o Nissan Sentra 2015 podia vir com dois modelos de conjunto rodas/pneus. Para versões de entrada, as medidas são as 205/55/R16, que apresentam um diâmetro total do conjunto de 631,9 milímetros, enquanto para a versão top de linha, os pneus 205/50/R17 somam 636,80 milímetros de diâmetro. Uma diferença de 0,78% maior, apenas. Na prática, se você estiver trafegando a uma velocidade de 100 km/h, informados no velocímetro, com os pneus de aro 16, e depois mudar para os de aro 17, este passará a indicar 101 km/h, aproximadamente. Em uma viagem de 500 km de distância, aferidos com os pneus de aro 16, o odômetro passará a indicar 503,9 km percorridos, caso mude para os pneus de aro 17.



Sobre alterações na largura dos pneus e rodas, você também deve ficar atento para que o novo conjunto não ultrapasse os limites externos do para-lamas do veículo, o que também pode gerar multas. Também é importante observar qual a “tala” (medida de largura total da roda, de uma lateral a outra) das rodas novas para saber se são compatíveis com os pneus que pretende instalar. Geralmente a identificação dessa medida vem em polegadas, ou seja, uma tala de 5,5 ou 5 1/2, equivale a 139,7 milímetros, sendo que, o convencional, é adotar uma tala de roda entre 70 a 90% da largura total do pneu que será utilizado, considerando carros de passeio. Lembre-se também que, se aumentar o diâmetro das rodas do seu carro, em proporção, a tala também será maior, o que significa, em muitos casos, uma roda mais pesada, que pode atrapalhar um pouco o desempenho e a economia de combustível do seu carro, bem como reduzir o conforto ao rodar.


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Também é importante se atentar para a furação das rodas originais, para saber se as novas rodas serão compatíveis. Você deve instalar uma roda que naturalmente tenha a mesma quantidade de furos comparado à roda original, bem como o espaçamento entre as furações deve ser compatível. Para ter certeza, geralmente vem escrito, na parte interna da roda, a designação de furação, então, se você observar, por exemplo, uma nomenclatura roda 5 x 120mm ou outra em mesmo formato, significa que essa roda possui 5 furos, espaçados 120 milímetros entre si, de centro a centro.


O ideal também é que a roda se encaixe perfeitamente ao cubo do veículo, sem folgas em excesso, porém, em alguns modelos de rodas, pode ser necessário utilizar uma peça chamada de centralizador, que vai encaixada entre a furação central da roda e o cubo no veículo, quando se tem uma folga muito grande entre esses componentes, o que pode causar vibrações indesejáveis em alta velocidade e um esforço excessivo nos parafusos de fixação.



Da mesma forma, é importante que se mantenha também a mesma medida de “off-set” do conjunto original, que é a distância entre a metade da largura da roda e a superfície em que este se apoia no cubo, sob pena de comprometer a estabilidade do veículo. Também outras variáveis devem ser observadas, como utilizar um pneu que tenha o mesmo índice de velocidade e carga do conjunto original ou superior, garantindo assim que não vão sofrer um possível dano em situações de maior esforço.


Para o caso de querer manter o jogo de rodas, e mudar apenas as medidas dos pneus para outros mais fáceis e talvez até mais baratos de encontrar no mercado, é importante você consultar o manual de instruções do seu veículo. Em vários modelos de carros, pode-se vir recomendando duas ou mais medidas distintas de pneus que podem ser utilizadas tranquilamente.



Por exemplo, o Volkswagen Santana de 1999 podia vir equipado com pneus de medidas 185/65/R14 ou 195/60/R14, dependendo da versão ou pacote de opcionais instalados na época. Neste caso, o aro é o mesmo, porém ao optar por pneus mais largos, o perfil lateral deve ser menor para compensar e somar o mesmo diâmetro do conjunto roda/pneu. Sendo assim, os pneus 185/65/R14 possuem um diâmetro total de 596,10 milímetros, enquanto os 195/60/R14, medem 589,60 milímetros, o que dá uma diferença de 1,09% menor neste último. O velocímetro que marcaria 100 km/h com os pneus de largura 185, passaria a marcar 99 km/h, aproximadamente, ao usar os pneus de largura 195. Em uma viagem de 500 km com os 185/65/R14, aferidos no odômetro, após a mudança para os 195/60/R14, este marcaria a distância de 494,55 km percorridos.


planilha do Excel mostrando medidas equivalentes de pneus


Então, tenha atenção quando for modificar as medidas de pneus do seu carro. Sabemos que é possível e em muitos casos pode ser sim uma boa decisão, mas vários detalhes devem ser levados em consideração antes de fazer essa escolha.






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3 Comments

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hmdematos55
Oct 17
Rated 5 out of 5 stars.

Não consegui baixar a planilha! Seria possível enviar para: hmdematos55@gmail.com

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Guest
Jun 23

Muito boa as informações que você forneceu mais eu gostaria de pedir que você disponibilizasse a planilha novamente , desde ja agradeço.

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Bate-papo Automotivo
Bate-papo Automotivo
Sep 20
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Muito obrigado pelo seu feedback positivo 👍🏼👍🏼👍🏼 a planilha já está disponível novamente para download gratuito

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