A indústria automotiva está em constante evolução, e a cada ano, novas tecnologias e modelos surgem para atender às demandas de um público cada vez mais exigente. Nos últimos dias, a BYD (Build Your Dreams) trouxe ao mercado uma novidade que já está dando o que falar: o BYD King DM-i.
Este novo modelo híbrido promete não apenas competir de igual para igual com os grandes nomes do segmento dos sedans médios, como também redefinir padrões de eficiência e desempenho, sendo um possível concorrente de peso para o Toyota Corolla Híbrido.
Equipado com um conjunto de propulsão híbrida plug-in (DM-i), o King combina um motor à combustão de 1.5 litros, com um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 235 cavalos, com um torque de 33,1 kgfm.
A bateria é do tipo Blade, fabricada pela própria BYD, com capacidade de 8,3 KWh na versão de entrada GL, e 18,3 KWh na versão topo GS, que pode inclusive rodar em modo 100% elétrico, por uma distância de até 120 km, se estiver 100% carregada, de acordo com o New European Driving Cycle (NEDC), mas de apenas 80 km, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Ainda falando em alcance, usando toda a carga da bateria com o tanque cheio de combustível, é estimado uma autonomia de 1175 km, conforme o NEDC, para a versão GS, o que garante um consumo de combustível de 16,8 km/l no circuito urbano (motor à combustão) e o equivalente a 44,2 km/l no modo elétrico.
Em design, este sedan médio dá um show à parte, combinando as linhas retas com elementos cromados, sem exageros, da dianteira, com a caída suave da tampa do porta-malas, quase como em um cupê, passando pela lateral que ostenta belas rodas de aro 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55/R17.
Suas dimensões são de 4,78 metros de comprimento, 1,49 de altura, 1,83 de largura e 2,71 de distância entre-eixos, prometem levar os ocupantes com um bom espaço para cabeça e joelhos, sem falar no compartimento do porta-malas, de 450 litros.
No entanto, o vão livre mínimo do solo de 120 milímetros exige uma atenção redobrada ao passar por lombadas mais altas.
Em equipamentos de série, o BYD King DM-i vem equipado, em todas as versões com:
Exterior: Faróis dianteiros full LED com acendimento automático, DRL e sistema follow me home, além de lanternas traseiras também em full LED com luz de neblina;
Interior: Cluster LCD de 8,8", volante multifuncional, carregamento de celular por indução, bancos com revestimento premium sustentável, com ajustes elétricos em 6 posições para o motorista, sendo o traseiro rebatível e bipartido, com ISOFIX.
Segurança e conveniência à bordo: Direção de assistência elétrica com ajuste da coluna em 4 direções, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com radar, sensor de pressão dos pneus, chave presencial, 6 airbags e retrovisores elétricos com rebatimento e aquecimento.
Multimídia: Tela flutuante de 12,8" flutuante com rotação elétrica, câmera 360º, atualização remota, 4G, GPS, espelhamento para smartphone, comandos por voz, 6 alto-falantes e entradas USB.
Ar condicionado: automático digital, com saída para o banco traseiro e filtro de partículas PM 2.5.
Para a versão GS, vem acrescentado a grade dianteira iluminada, ajustes elétricos para o banco do passageiro dianteiro em 4 posições, iluminação ambiente interna multicolor, 2 alto-falantes adicionais e o ar condicionado digital dual zone.
Disponível nas cores externas preto, cinza e branco, os preços iniciais ficam em R$ 175.800,00 para a versão GL, e R$ 187.800,00 para a versão GS, com possibilidade de desconto de R$ 6.000,00 para pedidos feitos na pré-venda.
A título de comparativo, o Toyota Corolla Híbrido, tem seu preço variando de R$ 190.120,00 pedidos na versão Altis Hybrid, até os R$ 200.910,00, da versão Altis Hybrid Premium, conforme o site da montadora.
E você? compraria um BYD King DM-i agora, ou iria de Toyota Corolla?
COMENTE ABAIXO!!!
Sucinto e preciso como sempre, sem enrolação e sem faltar nenhuma informação! Excelente texto Paulo, obrigado pelas informações.