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Foto do escritorPaulo Silva

Luzes de advertência do painel | Conheça o significado de cada uma

Atualizado: 24 de jun.


luzes de advertência do painel quadro de instrumentos do carro

Você dá a partida no seu carro e, acendem-se várias luzes de advertência no painel. Algumas apagam em seguida, outras permanecem acesas, outras ainda apenas piscam por um breve momento, então fica a dúvida: O que significa cada uma delas? Será que aquela "luzinha" deveria apagar mesmo ou o carro tem algum defeito?


Não se preocupe: estamos aqui para tirar todas essas dúvidas!


Para isso, temos que separar essas luzes em conjuntos, por ordem de importância, para ficar mais fácil ainda o entendimento. Dessa forma, primeiro falaremos das luzes vermelhas, que indicam sempre uma condição de perigo, seja para o condutor ou para a integridade do veículo, e portanto, se alguma delas acender com o veículo em movimento, você deve parar e desligar o motor imediatamente em um local seguro.


Já as de cor amarela ou âmbar, geralmente acendem para informar um mau funcionamento em algum sistema do carro, que deve ser resolvido assim que possível, mas neste caso, não representam um risco iminente, e não exigem uma parada imediata.


Por fim, as luzes de outras cores, como verde, azul, branca, etc., servem como indicativo que algum sistema do veículo foi acionado e está em funcionamento, como as setas, faróis, controlador automático de velocidade, dentre outros. Mas vamos detalhar cada uma delas a seguir.


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LUZES VERMELHAS - PERIGO! PARE IMEDIATAMENTE







Temperatura do líquido de arrefecimento - Acende-se por alguns segundos, ao ligar a ignição, para controle e indicar que está funcionando. Se acender na cor vermelha, com o motor em funcionamento, pode indicar uma condição de superaquecimento, podendo ou não ser acompanhada de um aviso sonoro "bip" intermitente. Em alguns carros, essa mesma luz pode acender na cor azul, assim que o veículo entra em funcionamento, para indicar que a temperatura do líquido de arrefecimento está abaixo do ideal, e nessa situação, você deve dirigir de forma progressiva e suave ao acelerar, evitando rotações altas no motor, até que esta se apague.







Pressão de óleo do motor - Acende-se ao ligar a ignição, para controle e indicar que está funcionando. Deve apagar assim que o motor entrar em funcionamento. Se acender ou piscar com o motor em funcionamento, pode indicar uma condição de baixa pressão de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor. Nesse caso, pare imediatamente em um local seguro e desligue o motor.







Carga da bateria - Acende-se ao ligar a ignição, para controle e indicar que está funcionando. Deve apagar imediatamente assim que o motor entrar em funcionamento. Se acender ou piscar com o motor em funcionamento, pode indicar uma condição de mau funcionamento do alternador, e nessa situação, pode faltar energia elétrica para o correto funcionamento do motor e seus componentes.







Freio de estacionamento acionado / Baixo nível do fluido de freio de serviço - Acende-se ao ligar a ignição, para controle e indicar que está funcionando. Deve apagar imediatamente assim que liberar o freio de estacionamento. Se acender ou piscar com o freio de estacionamento liberado, pode indicar uma falha no sensor da alavanca ou, baixo nível do fluido de freio de serviço. Em alguns carros, pode ter uma simbologia dedicada para cada situação, sendo que aquela que tem a letra "P", é dedicada a monitorar o freio de estacionamento, enquanto aquela com o símbolo de exclamação "!", fica responsável pelos freios de serviço. Na maioria dos carros, entretanto, apenas essa última simbologia está disponível, sendo usada para indicar qualquer uma das duas situações.







Temperatura da transmissão - Acende-se por alguns segundos, ao ligar a ignição, para controle e indicar que está funcionando. Se acender com o motor em funcionamento, pode indicar uma condição de superaquecimento do fluido da transmissão automática. Em alguns carros, essa luz pode acender primeiro na cor amarela para indicar um início de superaquecimento, sendo que, se você diminuir um pouco o ritmo da viagem, essa temperatura pode baixar para níveis aceitáveis. No entanto, se essa luz mudar para a cor vermelha, é sinal que a temperatura chegou a níveis críticos, sendo recomendado a parada imediata do veículo.







Aviso de cinto de segurança não-afivelado - Permanece acesa para indicar que o cinto de segurança do motorista não está afivelado, podendo ser acompanhado de um aviso sonoro "bip" intermitente.







Luz de aviso de portas abertas - Permanece acesa enquanto houver uma ou mais portas que não foram fechadas corretamente, podendo ser acompanhado de um aviso sonoro "bip" intermitente. Em alguns carros, podem haver luzes dedicadas para informar que o capô ou porta-malas não estão corretamente fechados. Em alguns outros, esse aviso pode vir no computador de bordo, indicando qual porta exatamente está aberta, de forma gráfica ou por escrito.


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LUZES AMARELAS - ATENÇÃO! RESOLVA ASSIM QUE POSSÍVEL







Aviso de baixa pressão dos pneus - Acende-se ao detectar que um ou mais pneus estão com a pressão abaixo do ideal. Após "calibrar" os pneus, essa luz ainda pode permanecer acesa por algum tempo, sendo que em alguns carros, esta se apagará automaticamente após rodar alguns quilômetros. No entanto, em alguns outros modelos de veículos, pode ser necessário realizar algum tipo de procedimento para informar que você já encheu os pneus e fazer essa luz apagar, o que, geralmente, vem descrito no manual do proprietário. Essa luz de advertência pode vir acompanhada de um aviso por escrito no computador de bordo, em alguns carros.







Alerta de segurança do transponder / chave codificada - Acende-se ao ligar a ignição e deve apagar após alguns segundos, assim que o sistema identificar que foi acionado com a chave correta do veículo. Se permanecer acesa, pode indicar um mau funcionamento no receptor do sinal, ou uma falha no chip transponder que fica dentro da chave, ou ainda, que a chave que você está usando não possui um chip. Em qualquer um desses casos, não será possível dar a partida no veículo. Este é um sistema de segurança, encontrado geralmente em carros nacionais fabricados por volta do ano de 2000 em diante, podendo vir em outros mais antigos, de origem importada.







Aviso do sistema de Airbags - Acende-se por alguns segundos ao ligar a ignição, para controle e, deve apagar em seguida. Se permanecer acesa, pode indicar um mau funcionamento no sistema de bolsas infláveis (Airbags), em que a origem pode vir de diversas fontes, como uma falha no módulo de controle, conexões no volante, ou nos fechos dos cintos de segurança, ou ainda nos sensores de impacto localizados em alguns pontos da carroceria. Em qualquer um dos casos, esse sistema de segurança pode não atuar de forma correta, em caso de colisão, exigindo sua atenção para resolver esse problema o mais breve possível.







Luz de anomalia no sistema de injeção eletrônica - Em veículos equipados com injeção eletrônica de combustível, acende-se por alguns segundos ao ligar a ignição, para controle e, deve apagar em seguida. Se permanecer acesa, pode indicar uma falha de leitura ou funcionamento em um ou mais sensores necessários para o correto funcionamento do motor. Ainda é possível continuar dirigindo, mas você pode notar alguma falha de funcionamento, perda de potência ou aumento no consumo de combustível. Para resolver, procure uma oficina especializada, de sua confiança.







Luz do afogador - Presente apenas em carros mais antigos, equipados com sistema de alimentação de combustível por carburador, essa luz acende-se ao acionar o botão do afogador, que é geralmente usado na primeira partida, principalmente em dias frios, para facilitar o funcionamento do motor. Nessa situação, o veículo está em uma condição de "marcha lenta acelerada", sendo possível a sua movimentação sem a necessidade de pisar no acelerador, portanto, cuidado ao usar esse recurso se estiver com o carro em movimento.







Aviso para pisar no pedal da embreagem ou freio - Acende-se para informar que você deve pisar em um desses pedais antes de dar a partida ou mudar a alavanca de posição (embreagem, se for um carro de transmissão manual, ou freio, em um de transmissão automática). Este é um sistema de segurança para evitar movimentos involuntários do veículo ao dar a partida ou ao mudar a alavanca da transmissão automática para uma posição de movimento ("R ou "D"). Esse aviso também pode aparecer por escrito, no computador de bordo.







Luz de falha no propulsor ou aviso de revisão programada - Pode indicar uma falha em algum sensor ou atuador essencial para o funcionamento do motor, seguido da condição de modo de segurança, que é um protocolo de funcionamento que limita a potência e a rotação do motor, para evitar danos severos. No entanto, em alguns carros, essa mesma simbologia é usada para indicar o momento para uma revisão mecânica, programada anteriormente no computador de bordo ou de fábrica. Por isso, deve-se consultar o manual do proprietário do seu veículo, para ter certeza de que tipo de aviso ele está tentando te dar.







Aviso de mal funcionamento da assistência da direção - Em veículos equipados com direção assistida, seja elétrica ou eletro-hidráulica, essa luz acende-se por alguns segundos, ao ligar a ignição, e deve apagar logo em seguida. Se permanecer acesa ou acender com o veículo em movimento, pode indicar uma falha em algum sensor, no módulo de controle ou até mesmo no motor de acionamento do sistema de direção. Na maioria das vezes, esse aviso por vir acompanhado de uma aumento na resistência do volante ao girá-lo, sendo necessário mais força para fazer uma manobra, o que exige um cuidado extra ao dirigir. Portanto, resolva esse problema o mais breve possível. Em alguns veículos equipados com direção hidráulica, essa luz pode indicar o baixo nível do fluido desse sistema, sendo necessário completá-lo.







Aviso de controle de tração ou de estabilidade desativado - Acende por alguns segundos ao ligar a ignição, para controle e, apaga logo em seguida. Se permanecer acesa, pode indicar que o sistema de controle de tração e/ ou estabilidade não estão funcionando corretamente. No entanto, se apenas ocorrerem breves piscadas, ao arrancar de forma brusca com o veículo, ou ainda em curvas de alta velocidade, indica apenas que este sistema de segurança entrou em funcionamento, corrigindo a velocidade das rodas para evitar patinações ou derrapagens, sendo nesse caso, uma condição normal de funcionamento. Em alguns carros que permitem à você, desligar esses sistemas de segurança, a luz de advertência também permanecerá acesa para informar essa condição.







Aviso de freios antitravamento (ABS) - Acende por alguns segundos ao ligar a ignição, para controle e, apaga logo em seguida. Se permanecer acesa, pode indicar que o sistema que inibe o travamento das rodas ao frear (ABS), não está funcionamento corretamente. Nessa situação, dirija com atenção redobrada, mantendo uma maior distância para o veículo à frente.







Luz de Overdrive - Em alguns carros equipados com câmbio automático, essa luz acende ao acionar o botão do Overdrive, que mantém a transmissão em uma marcha inferior, para facilitar uma ultrapassagem ou deixar o veículo mais seguro em uma condição de descida mais íngreme. No entanto, se essa luz acender sem que você tenha acionado esse sistema, pode indicar uma falha no conversor de torque, sendo necessário procurar uma oficina especializada, assim que possível.







Aviso de formação de gelo na pista - Acende para informar que a temperatura externa está baixa ao ponto que é possível a formação de gelo na pista (geralmente em torno de 3°C ou menos). Nessa situação, reduza a velocidade e redobre a atenção, pois pode ocorrer uma perda de aderência repentina. Em alguns carros, essa simbologia pode aparecer também no computador de bordo, acompanhada da informação de temperatura externa no momento.







Luz de aviso para abastecimento - Informa que o nível de combustível está baixo, sendo necessário reabastecer assim que possível.







Luz de controle eletrônico de potência - Indica um mau funcionamento no sistema do acelerador eletrônico, para carros equipados com esse sistema, podendo ser um defeito no módulo de controle, sensor dos pedais, ou na "borboleta" de aceleração, no motor, sendo muito comum em veículos da linha Volkswagen.

Para mais informações sobre o funcionamento desse sistema, assista o vídeo ao final desse artigo.







Baixo nível de líquido do lavador de para-brisas - Indica a necessidade de reabastecimento do líquido do lavador de para-brisas.







Luz de desgaste de pastilha de freio - Informa que as pastilhas de freio equipadas com sensor de desgaste, chegaram no fim da sua vida útil, e devem ser substituídas o mais breve possível.


OUTRAS CORES - LUZES DE MONITORAMENTO E INDICAÇÃO DE FUNCIONAMENTO







Luzes de posição externas do veículo







Luzes de direção ou setas







Farol baixo







Farol alto







Faróis de neblina dianteiros







Lanterna de neblina traseira







Faróis de longo alcance ou "de milha"







Farol alto automático







Controle automático de velocidade (em espera, ativado e limitador)







Sistema de permanência em faixa (ativado e em correção)







Aviso de freio de serviço automático, BRAKE HOLD ou AUTO HOLD







Desembaçador traseiro


OUTRAS SIMBOLOGIAS COMUNS - BOTÕES DE ACIONAMENTO








Desembaçador (dianteiro e traseiro)







Luzes de advertência ou pisca-alerta







Recirculador de ar interno e recirculação de ar externo

Conheça os detalhes de funcionamento desse sistema no vídeo ao final desse artigo.







Direcionais de fluxo de ar (cabeça, tórax e pés)







Sistema de estacionamento semiautônomo

Conheça os detalhes de funcionamento desse sistema no vídeo ao final desse artigo.







Alerta sonoro dos sensores de estacionamento







Alerta de ponto cego (nos espelhos retrovisores externos)







Acendimento automático dos faróis







Acionamento automático dos limpadores de para-brisas







Modos de condução (Econômico, neve ou esportivo)







Sistema de desligamento e partida automático do motor ou START-STOP (ativado ou desativado)







Modo de condução por motor elétrico, híbrido ou “EV”


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