Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um FORD ECOSPORT FREESTYLE 2013, equipado com o motor Sigma flex 1.6 16 válvulas e câmbio manual de 5 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 003367-7), que é de R$ 50.213,00, cotado em fevereiro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 50.771,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 2.008,52.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Um seguro também seria interessante considerar, e para isso, a estimativa média é de uma taxa de 5% do valor de tabela FIPE, ficando num valor anual de R$ 2.510,65; mas claro, lembrando que este valor pode variar dependendo da sua idade, cidade em que mora, se você usa o veículo para trabalho ou só lazer, além de variar de acordo com a classe de bônus que você possa ter ou não, referente à seguros anteriores, dentre outros.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Ecosport 2013 vai te dar uma despesa média anual de R$ 4.558,53, ou mensal de R$ 379,88.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Ford Ecosport 1.6 manual 2013:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-190 Cobreq - R$ 160,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5212 Fremax - R$ 336,00
Kit de velas de ignição - Cód.: LTR7A-10 NGK - R$ 75,00
4 Pneus - 205/60/R16 Continental Powercontact 2 - R$ 2.036,00
Óleo de motor - 5 litros de 5w30 / WSS-M2C913-B, API SN, sintético (capacidade de 4,1 litros, considerando a troca do filtro) Motorcraft - R$ 270,00
Correia de acessórios - 5PK0870SF Gates / 6PK1059SF Gates, sem tensores inclusos - R$ 315,00
Kit correia dentada com tensor - KS403 Gates - R$ 405,00
Filtro de ar do motor - C 17 021 Mann Filter - R$ 57,00
Filtro de óleo - W 7013/1 Mann Filter - R$ 54,00
Filtro de combustível - WK 58/5 Mann Filter - R$ 23,00
Filtro de cabine - FAAFD05 Japanparts - R$ 34,00
4 Amortecedores - SP342 / SP343 / SP344 Monroe OE Sprectrum - R$ 1.407,00
Total da cesta de peças - R$ 5.172,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 5,74, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Ecosport, que é de 52 litros, você vai gastar R$ 298,48 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,0 / 10,2 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 8,2 / 11,8 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 364 / 530 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 426 / 614 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,00 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 90,90 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 521,82 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,52, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Ford Ecosport de terceira geração é o veículo ideal para quem busca excelente robustez e confiabilidade mecânica, de custos de peças na média para o segmento dos SUV`s compactos (como vimos acima), e ainda fáceis de encontrar no mercado de reposição, mesmo com a montadora tendo retirado suas linhas de montagem do Brasil.
Além disso, é um carro com um bom nível de tecnologia embarcada e itens de série nessa versão Freestyle, bem como apresenta uma boa altura do solo, com vão livre mínimo de 200 milímetros, o que é mais que suficiente para passar por lombadas mais altas e encarar estradas de terra sem maiores dificuldades.
No entanto, não é dos melhores quando o assunto é qualidade do acabamento interno, assim como o a sua capacidade de porta-malas, que é de 362 litros, e conta com abertura lateral da tampa, o que exige um espaço extra para o veículo de trás, ou a parede da garagem.
Ademais, são frequentes os relatos de falhas em fechaduras das portas, sensores de estacionamento e haste do limpador de pára-brisa, sem falar nas versões equipadas com o câmbio automatizado Powershift, que pode apresentar diversos problemas que podem gerar um gasto alto, inesperado, e que você pode conferir um artigo completo sobre o assunto bem aqui!
Sendo assim, se for comprar um carro desse, entre os anos de 2013 a 2017, prefira as versões equipadas com o câmbio manual de 5 marchas.
Mas e você? Levaria um Ford Ecosport 2013 para a sua garagem?
COMENTE ABAIXO!!!
Acho o Escosport Freestyle um excelente SUV compacto com um excelente design. Tive dois, um 2006 o qual fiquei dez anos e nunca me deu problema. Agora estou com um 2016/17 manual, o qual também nunca me deixou na mão e olha que ele enfrenta qualquer tipo de terreno do asfalto a estrada de barro. É um carro tinhoso e a frente robusta que bota respeito e tem uma ótima dirigibilidade e resposta imediata quando acelera. Um carro que a Ford fez e apesar de ter deixado o Brasil, é um dos mais vendidos no mundo.