Chevrolet Prisma LTZ 2019 | QUANTO CUSTA para manter
- Paulo Silva
- 11 de nov. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 13 de jan.

Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um CHEVROLET PRISMA LTZ 2019, equipado com o motor GM F1 SPE/4 ECO 1.4 8v flex e câmbio automático de 6 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 004437-7), que é de R$ 64.781,00, cotado em outubro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 65.339,71.

Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 2.591,24.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 3.239,05, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Prisma LTZ 2019 vai te dar uma despesa média anual de R$ 5.869,65, ou mensal de R$ 489,14.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Chevrolet Prisma LTZ 1.4 automático 2019:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-367 Cobreq - R$ 116,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 3545 Fremax - R$ 220,00
Kit de velas de ignição - Cód.: BPR7E-D NGK - R$ 70,00
4 Pneus - 185/65/R15 Continental Powercontact 2 - R$ 1.596,00
Óleo de motor - 4 litros de 0w20 API SP sintético Dexos 1 (capacidade de 3,5 litros, considerando a troca do filtro) Ac Delco 98553888 - R$ 296,00
Correia de acessórios - 5PK1030SF Gates, sem tensores inclusos - R$ 67,00
Kit de correia dentada - KS303 Gates, com tensor - R$ 148,00
Filtro de ar do motor - C 24 034 Mann Filter - R$ 28,00
Filtro de óleo - W 712/22 Mann Filter - R$ 20,00
Filtro de combustível - WK 58 Mann Filter - R$ 23,00
Filtro de cabine - CU 2442 Mann Filter - R$ 29,00
4 Amortecedores - HG33089 / HG33090 / HG31214 Nakata - R$ 1.104,00
Óleo de transmissão - 9 litros de AC DELCO 98550134 DEXRON VI (capacidade de 8,25 litros, para troca total) - R$ 711,00
Filtro de óleo da transmissão - FAT003 Japanparts - R$ 141,00
Total da cesta de peças - R$ 4.569,00

Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,07, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Prisma, que é de 54 litros, você vai gastar R$ 327,78 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 8,5 / 12,5 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 10,3 / 15,3 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 459 / 675 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 567 / 826 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 13,9 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 71,94 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 436,69 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,44, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.

Em resumo, o Prisma 2019 automático entrega um conjunto mecânico confiável, de motor 1.4 GM família 1 com potência variando de 98 a 106 cv e torque de 12,9 a 13,9 kgfm, dependendo da mistura de gasolina e etanol, respectivamente, sendo que para o seu peso de 1085 kg, as respostas ao acelerar e retomar velocidade serão satisfatórias, uma vez que vem equipado com um câmbio automático convencional de 6 marchas.
As peças de reposição são fáceis de encontrar e com preços bem acessíveis como você pode conferir acima, uma vez que se trata de um modelo que teve um bom volume de vendas.
Além disso, conta com boa lista de equipamentos de série nessa versão LTZ automática, com itens como direção elétrica com ajuste de altura da coluna, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores eléticos, alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar condicionado, computador de bordo, controlador de velocidade, bancos em couro, airbags frontais, freios ABS, faróis e lanterna de neblina, ISOFIX, sensor de pressão dos pneus e estacionamento traseiro, bem como os cinto de 3 pontos com apoio de cabeça para todos os ocupantes.
Na parte de entretenimento, já vem de série com a central multimídia Mylink de segunda geração, com conexões USB e bluetooth, espelhamento para celular, informações de trânsito em tempo real, câmera de ré, volante multifuncional, além do sistema de chamada de emergência SOS e serviço de concierge acoplados ao sistema On Star da Chevrolet, disponíveis mediante pagamento de assinatura.
Além disso possui espaço interno traseiro razoável para a categoria dos sedans compactos, e se destaca na capacidade de porta-malas, com 500 litros, que pode ser aumentado graças ao banco traseiro rebatível.
Em 2018, ganhou reforços estruturais para melhorar sua nota do teste de colisão do LatinNCAP, obtendo 3 estrelas para adulto e para criança, de acordo com os protocolos de testes de então, alcançando um nível médio de segurança à bordo.
No entanto, vale mencionar que o acabamento interno é em plástico rígido, mas até de boa qualidade por não apresentar muitos ruídos com o passar do tempo, mas este carro fica devendo mesmo por não trazer o marcador de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos, ou seja, você fica dependendo de ser informado apenas por uma luz de alerta, caso o motor entre em uma condição de superaquecimento.
Além disso, a posição ao guiar é mais alta, mesmo com o banco no ajuste mais baixo possível, dessa forma, caso você tenha mais de 1,80 m de altura, pode encontrar certa dificuldade em visualizar um semáforo, por exemplo. Sem falar na tampa do porta-malas mais elevada, que pode prejudicar um pouco a visão pelo retrovisor interno.
Mas apesar desses detalhes, o Prisma pode ser uma boa opção de compra pra quem precisa de um sedan compacto confiável e que perca pouco valor de mercado com o tempo, uma vez que este modelo possui uma alta procura e consequente facilidade de revenda. Por isso, ele pode também ser considerado um pouco caro pelo que entrega em tecnologia embarcada, quando se olha para alguns de seus concorrentes.
Mas e você? Compraria um Chevrolet Prisma 1.4 automático?
COMENTE ABAIXO!!!
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