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Foto do escritorPaulo Silva

Carros usados mais confiáveis para comprar em 2024

Atualizado: 25 de set.

Fim de ano chegando, muitas pessoas costumam aproveitar essa época para trocar de carro, porém com o preço do carro zero quilômetro cada vez mais alto, pode ser interessante partir para um seminovo ou até mesmo um mais usadinho, desde que bem cuidado e com um conjunto mecânico que seja bem resistente, sem maiores relatos de problemas crônicos. Pensando nisso, listaremos algumas opções interessantes de carros usados mais confiáveis para comprar em 2024.


1 - Fiat Uno Mille


fiat uno mille way 1.0

Excelente carro para começar, com um conjunto mecânico simples, porém bem resistente, com boa oferta de peças, sempre por um preço acessível, assim como na parte estética, tudo se encontra também com facilidade.


Recomendo começar procurando os 2001 em diante, quando recebeu o motor Fire 1.0 de 55cv e injeção multiponto, e de preferência sempre com 4 portas, pra facilitar a revenda, com valores partindo dos R$ 12.000,00, aproximadamente, conforme cotação na tabela Fipe, em dezembro de 2023, assim como todos os outros valores que serão citados ao longo desse artigo.


Em 2004 passou por um facelift, em que recebeu setas integradas aos faróis, que agora são de superfície complexa, melhorando muito a iluminação, bem como as lanternas traseiras, que também foram redesenhadas e iluminam bem melhor que as anteriores, com valores já partindo dos R$ 14.000,00.


Já em 2008, com valores partindo dos R$ 18.000,00, foram lançadas as versões Economy e Way Economy, com a marcha mais alongada, modificações na viscosidade do óleo do motor, alterações na suspensão, pneus verdes e o clássico econômetro no painel, para ajudar o motorista durante a condução.


Sem grandes alterações até dezembro de 2013, quando saiu de linha, e nesse ano/modelo, você já começa a encontrar à partir dos R$ 26.000,00, ou um pouco acima, dependendo do estado de conservação.


2 - Chevrolet Onix

chevrolet onix 2013

Falando agora de projetos um pouco mais modernos, temos aqui um campeão de vendas do nosso mercado, o Onix, lançado no final de 2012, já como modelo 2013, com opção de motores 1.0 e 1.4 8v flex, é sempre uma excelente opção de compra, partindo dos R$ 44.000,00, na versão LTZ 1.4, que seria mais interessante pela lista de equipamentos e desempenho.


Motor confiável e robusto, de manutenção simples, barata e com boa oferta de peças, podendo até se "aventurar" em pegar um com câmbio automático, disponível nos 2014 em diante, mas se certifique que já tenha feito a troca do fluido preventivamente, de acordo com o manual do proprietário.


Se estiver com um pouco mais de grana e ainda quiser um com câmbio manual, em 2016 ele foi reestilizado e ganhou a sexta marcha, ficando ainda mais econômico na estrada, e você começa a encontrar na faixa de preço dos R$ 54.000,00, LTZ 1.4.


Em 2019, para dar lugar a sua nova geração, passou a ser chamado de Joy, e comercializado em versão básica, até sair de linha em dezembro de 2021, e nesse ano de fabricação você encontra por R$ 60.000,00, porém apenas com motor 1.0 disponível, na versão básica.


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3 - VW Polo Sedan

volkswagen polo sedan 2003

Em sua quarta geração global, lançado no Brasil em 2002, como modelo 2003, tinha opção de motores 1.6 e 2.0 8v, que são ótimas escolhas, no entanto, também tinha o 1.0 16v, que eu recomendo você evitar, pois apresentava maior incidência de problemas, e foi rapidamente descontinuado, o que reduz bastante a oferta de peças nos dias atuais.


Mas o ideal mesmo seria começar do Polo sedan 2005 em diante, ano em que já não tinha mais esse motor 1.0 e a direção deixou de ser eletro-hidráulica, que era um sistema de reparo mais caro, para adotar assistência hidráulica convencional.


O 2.0 EA113 dá um desempenho ligeiramente superior comparado ao 1.6 EA111, sem aumentar tanto o consumo, porém as peças, de uma forma geral, são mais caras no primeiro, pelo fato de algumas delas seram compartilhadas com a Linha Audi. Sendo assim, eu digo que o 1.6 é mais equilibrado, além de já vir adotando tecnologia flex, desde essa época, com valores hoje girando na casa dos R$ 23.000,00.


O modelo 2007 teve seu primeiro facelift, com faróis em peça única e grade em V, padrão de design na marca na época, com valores partindo dos R$ 26.500,00, versão 1.6 básico; ou por R$ 27.200,00, 1.6 Comfortline, que é mais recomendável por vir sempre mais bem equipado de série, por uma pequena diferença de preço.


Em 2008 o motor 1.6 foi atualizado, gerando mais torque em baixa rotação e o 2.0 passou a ser flex.


Em 2009 veio a opção de câmbio automatizado i-Motion, que eu não recomendo você compar também, por vários problemas apresentados.


Em 2012, o Polo sedan passou pelo seu segundo facelift, adotando um visual mais próximo da linha G6 do Gol, porém com o mesmo desenho dos faróis, que parte dos R$ 39.500,00, 1.6 comfortline, até sair de linha em 2014, custando em torno de R$ 43.300,00 na mesma versão.


4 - Honda City

honda city 2011

Excelente opção acessível da montadora, o City foi lançado no Brasil em 2009 como modelo 2010, apenas com motor 1.5 16v de 115cv na gasolina e 116cv no etanol, com variador de fase para as válvulas de admissão do tipo V-TEC, partindo hoje dos R$ 38.500,00, versão de entrada LX, com câmbio manual de 5 marchas.


Além deste modelo de transmissão, o City também podia vir equipado com um câmbio automático convencional, também de 5 marchas, e aqui sim, você pode pegar com esse conjunto, desde que tenha passado por todas as revisões preventivas de troca de fluido e filtro da transmissão, como manda o manual de manutenção desse veículo.


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Essa primeira geração do City ficou em linha até 2014, quando teve seu primeiro facelift, já como modelo 2015, que você encontra partindo dos R$ 55.500,00, na versão de entrada DX com câmbio manual, até os R$ 62.700,00, versão top EXL automático.


Agora com motor 1.5 flexOne (que dispensa o tanquinho de partida à frio), e o câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas e prioriza a economia de combustível, o City ganhou mais equipamentos e um interior totalmente redesenhado.


Em resumo, o City sempre foi uma excelente opção de compra, mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com o motor, que por trabalhar com tuchos mecânicos, exige regulagem preventiva da folga de válvulas, a cada 40 mil km, sob pena de perder potência e gastar mais combustível, o que inclusive, na maioria das vezes, é a causa de queixas constantes de donos de City, que reclamam do consumo ter aumentado repentinamente, então, algo pra fica ligado.


Assim como o fluido do câmbio automático do tipo CVT, que também exige a sua troca completa a cada 40 mil km, conforme recomendado no manual de manutenção. Apesar de ser uma transmissão um pouco mais compacta e exigir menor quantidade de óleo, comparado com alguns de seus concorrentes, é uma manutenção mais constante que deve ser respeitada para manter a confiabilidade do conjunto.


5 - Toyota Corolla

toyota corolla 2003

Falando de um dos veículos mais procurados no mercado de usados, recomendo começar procurando por um Corolla de 9ª geração, lançado em 2002 como modelo 2003, com opção de motores 1.6 16v de 110cv na versão de entrada XLi, ou 1.8 16v de 136cv, com variador de fase para as válvulas de admissão, chamado de VVT-i (que é mais recomendável de adquirir), disponível nas intermediárias XEi e top de linha SE-G, com valores entre R$ 27.600,00 e R$ 31.200,00.


As opções de câmbio eram o manual de 5 marchas (versões XLi e XEi) ou automático de 4 (versões XEi e SE-G), ambos bem confiáveis, porém atenção se for pegar um automático com alta quilometragem, pois se não tiver passando pelas manutenções preventivas de troca de óleo, pode sim apresentar problemas como em qualquer outro veículo.

 

Se quiser mais tecnologia à bordo, a linha 2005 da versão top de linha SE-G, já contava com limpadores de acionamento automático e computador de bordo, enquanto que a partir de maio de 2007, o motor 1.8 se tornou flex, gerando potência de 132cv na gasolina e 136cv no etanol, partindo dos R$ 32.400,00, versão XEi com câmbio manual, até os R$ 39.100,00, versão SE-G automático.


Mas em 2008, já como modelo 2009, chegava a décima geração do Corolla, perdendo um pouco em qualidade de acabamento, mas ganhando em equipamentos como direção elétrica, computador de bordo e ar condicionado digital (já disponível na versão intermediária XEi), vidros one touch para as quatro portas, além de mais porta-objetos e maior espaço interno, partindo dos R$ 49.000,00, com câmbio automático.


Se quiser mais potência, em 2010 surgiu a opção de motor 2.0 flex, 142/153cv na versão Altis (nova versão top de linha, que substituiu a nomenclatura SE-G), partindo dos R$ 51.500,00, se estendendo para a versão XEi em 2011, que você encontra partindo dos R$ 54.200,00, ambos disponíveis apenas com opção de câmbio automático.


Mas se quiser colocar um pouco mais de grana, dá pra partir pra 11ª geração, fabricado a partir de 2014, como modelo 2015, agora com o câmbio automático do tipo CVT, que você já começa a encontrar por valores em torno de R$ 72.900,00, na versão GLi manual (nova versão de entrada), até os R$ 83.200,00 em média, da versão top Altis 2.0 automático.


Esse modelo permaneceu sem grandes mudanças até sua reestilização, em 2017, como modelo 2018 (com valores começando nos R$ 85.000,00), quando ganhou controle de tração e estabilidade, além de sete airbags em todas as versões, se tornando um veículo ainda mais seguro em caso de colisão.


A atenção aqui na linha Corolla vai para os motores 1.8 fabricados até 2011, ano em que ainda utilizavam tuchos mecânicos, exigindo a conferência preventiva de folga de válvulas a cada 20 mil quilômetros, como manda o manual do proprietário.


Além disso existem relatos de folga na caixa de direção do Corolla de 10ª geração, de 2008 a 2014, então fique atento ao avaliar um carro desses e não se esqueça de fazer um bom test-drive antes de fechar negócio.


Mas ME DIGA VOCÊ: ficou faltando algum outro exemplo de carro usado confiável que eu não citei nesse artigo? COMENTE ABAIXO!!!





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