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Foto do escritorPaulo Silva

BYD SEAL | CUSTOS para ADQUIRIR e MANTER um CARRO ELÉTRICO

Atualizado: 25 de set.


BYD Seal azul

Com os carros elétricos cada vez mais populares no nosso mercado, venho trazer um levantamento completo sobre todos os custos para adquirir e manter um BYD SEAL EV 2024, um dos mais populares e vendidos no segmento, atualmente.



Custos de compra e emplacamento


  • Preço no site BYD - R$ 296.800,00 (06/05/2024)

  • Preço FIPE, maio/2024 (Código FIPE 095008-4) - R$ 296.803,00

  • Tarifa primeiro emplacamento - R$ 258,71 (Detran MG)

  • Placas Mercosul - R$ 300,00 (preços médios em MG)

  • IPVA (4% MG) - R$ 11.872,12, lembrando que, existe a possibilidade de isenção de IPVA em Minas Gerais, desde que o veículo seja fabricado no mesmo estado (não é o caso do BYD, que vem importado da China). Mas considerando a compra desse veículo no mês de maio de 2024, o IPVA será cobrado no valor proporcional aos meses do ano que faltam, então: IPVA total / 12 * 8 = R$ 7.914,75

  • Taxa de licenciamento (no ato do emplacamento) - R$ 39,36 (Detran MG)

  • Seguro (estimativa média de 5% do valor da tabela FIPE) - R$ 14.840,15


Dessa forma, o custo total no ato da compra engloba o preço praticado no site da montadora, acrescido da tarifa de primeiro emplacamento, placas Mercosul, IPVA proporcional, Taxa de licenciamento e um possível seguro, dá o valor de R$ 320.152,63



Custos anuais - Documentação


Para manter um veículo desse totalmente regularizado para rodas nas ruas, é necessário pagar as taxas de IPVA (considerando agora o valor total para 12 meses; mas lembrando que em alguns estados, os veículos elétricos são isentos dessa taxa) e licenciamento, mas aqui também vamos considerar um seguro, uma vez que se trata de uma despesa anual.


Os valores que já foram definidos anteriormente, somam uma despesa total anual de R$ 26.751,63, ou R$ 2.229,30 por mês, que você deve separar no seu orçamento, para não ter sustos.



Custos de revisão e garantia


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A BYD oferece para os proprietários do Seal, a garantia variando de acordo com a forma se uso, para fins particular ou comercial, da seguinte forma:


  • VEÍCULO: 5 anos ou 500 mil km (particular) / 2 anos ou 100 mil km (comercial)

  • BATERIA: 8 anos (particular) / 5 anos ou 150 mil km (comercial)

  • MOTORES: 8 anos ou 200 mil km (particular) / 2 anos ou 100 mil km (comercial)

  • SISTEMAS DE CONTROLE DE ALTA TENSÃO E BAIXA TENSÃO, CHASSIS E CAIXA DE REDUÇÃO : 5 anos ou 500 mil km (particular) / 2 anos ou 100 mil km (comercial)


Conforme a montadora, o plano de manutenção prevê que as revisões devam ser feitas a cada 20 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, e os valores de cada revisão já estão definidos conforme tabela abaixo.



BYD Seal plano de manutenção revisão garantia

Considerando um primeiro cenário, em um uso particular e rodando no máximo 20 mil km por ano, será necessário fazer as 5 primeiras revisões acima para manter a garantia, somando um custo total no período de R$ 6.080,00, sendo uma média anual de R$ 1.216,00, ou ainda, uma média mensal de R$ 101,33.


Numa segunda hipótese, considerando agora um uso comercial, rodando acima de 40 mil km por ano, será necessário fazer uma revisão a cada 6 meses, totalizando 4 revisões obrigatórias em concessionária para atender o período de garantia, que agora é de apenas 2 anos, o que dá um custo total no período de R$ 4.720,00, sendo uma média de R$ 2.360,00 por ano, ou R$ 196,66 por mês.


BYD Seal porta de carregamento carregador tampa do carregador tomada

Custos de energia e carregadores


Existem 3 formas de entrada de energia no BYD Seal:

  • Carregamento por corrente alternada -  pode ser feito por uma Wallbox, com capacidade para 6,6 KW (conforme fabricante),

  • Carregamento por corrente contínua - existem no mercado carregadores que podem chegar uma capacidade de 150 KW, o que garante um tempo de recarga de 30 a 80% da bateria em até 30 minutos, aproximadamente, conforme fabricante.

  • Freios regenerativos - sistema de recuperação de energia em momento de frenagem ou descidas, que são momentos em que o motor passa a funcionar como um gerador, sendo movido pela própria energia cinética do veículo em movimento para recarregar as baterias.


Sobre a bateria do Seal, é do tipo Blade ou LFP (Íon de Lítio), mais modernas e baratas, que apresentam ciclos de recarga mais eficientes, porém ainda são de estado líquido e não são as melhores em densidade energética, o que implica em um peso e volume maiores para se ter uma autonomia satisfatória, e integrada à carroceria utilizando a tecnologia CTB (Cell to Body), ajudando na rigidez estrutural. Assim, sua capacidade total é de 82,5 KWh.


A autonomia fica em 372 km considerando o sistema PBEV, o programa de etiquetagem veicular brasileiro, do Inmetro, que é uma normativa desenvolvida para exclusivamente para o nosso mercado, sendo assim um teste mais realista considerando o nosso tipo de relevo, estradas, trânsito,etc., mas que pode indicar um valor mais baixo que em outros mercados, como o americano ou o europeu.


BYD Seal mecânica motor cambio suspensao freios direção raio-x

Sendo assim o consumo médio calculado, considerando a autonomia declarada e capacidade total da bateria é de 4,5 km/KWh ou 22,1 KWh/100 km, claro, podendo variar de acordo com velocidade, trajeto, modo de guiar, etc.


À título de comparativo, conforme a etiqueta do Inmetro do Seal, que é classificado como “A” (a classe de melhor eficiência energética), este tem um consumo equivalente a um veículo com motor à combustão que faz 34,9 km/l em cidade, e 30,5 km/l em estrada, sendo muito econômico, de fato.


Para calcularmos o custo por quilômetro rodado, precisamos ter uma média do custo da energia, obtido do site da CEMIG, em 06/05/2024, considerando uma instalação residencial e bandeira verde, com um valor de R$ 0,74906 / KWh, podendo este valor, também variar, de acordo com a época do ano e vários outros fatores.


Considerando a já citada, bateria de 82,5 KWh, o custo total de uma recarga completa é de R$ 61,80.


Já o custo total do quilômetro rodado (custo total da recarga / autonomia) é de R$ 0,17, o que é bem mais barato que a média geral para carros à combustão, que fica entre R$ 0,30 e 0,40 por km rodado.


Dessa forma, se você roda uma média de 1000 km/mês, por exemplo, você vai gastar R$ 116,12 por mês com energia.


Mas temos que lembrar do custo dos carregadores, que podem ser variados. Por exemplo, um Wallbox de 32A e 7,5 KWh, é encontrada na internet por preços médios de R$ 4.268,00 (claro, podendo sofrer variações de acordo com época, loja, fabricante, e vários outros).


Imaginando que você fique com um veículo desse por todo o seu período de garantia, que é de 5 anos (ou 60 meses), um carregador desse preço, dá um custo médio mensal de R$ 71,13 (sem contar custos de instalação).


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Dessa forma, o custo total médio mensal de energia e carregador para rodar 1000 km por mês fica em R$ 237,25.


BYD Seal interior

Em resumo, o BYD Seal pode ser sim, uma boa escolha de veículo elétrico para usar no dia-a-dia (apesar de ter um custo bem elevado de aquisição), principalmente se você mora em capitais ou cidades maiores, em que esse tipo de veículo se sai muito bem na economia de energia, ao praticamente zerar o seu consumo quando se pára em um engarrafamento.


Também existe o benefício da isenção de IPVA dependendo de onde você mora, bem como o baixíssimo custo do quilômetro rodado, o que pode ser ótimo para um uso mais intenso.


Além disso, é um sedan médio 4 portas com desempenho de esportivo, podendo ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, conforme o fabricante.


Em dimensões internas, também dá um show à parte, contando com uma largura de 1,87 metros, contra 1,78 do Corolla (um de seus rivais de categoria, não de preço), além da distância entre-eixos de 2,92 metros, contra 2,70 do Toyota, bem como o baixíssimo coeficiente aerodinâmico de 0,22.


byd seal lateral

No entanto, o BYD Seal perde um pouco na sua capacidade do porta-malas, que é de 400 litros (O Corolla possui 470), e altura do solo de 120 milímetros (contra 148 do Toyota), sendo muito fácil raspar o assoalho em lombadas mais altas, sem falar no caros pneus de medidas 235/45 R19.


Além disso, alguns detalhes devem ser observados antes de comprar qualquer veículo 100% elétrico, como a disponibilidade e viabilidade de instalar uma tomada de carregamento rápido em sua casa ou prédio, além da imprevisibilidade de se encontrar pontos de carregamento na estrada (caso necessite viajar com o carro), uma vez que são poucos os lugares onde estes estão disponíveis, sem falar no futuro do mercado para esses carros.


Como será a revenda quando tiverem seus 5 anos de uso ou 100 mil km rodados ou mais? Vamos encontrar peças de reposição com facilidade e fora da concessionária? Quanto um carro desse vai depreciar ao longo dos anos?


São perguntas para serem respondidas com mais propriedade daqui um tempo, mas enquanto isso, ME DIGA VOCÊ: compraria um BYD Seal ou algum outro carro elétrico agora, ou acha que ainda não é o momento?


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