Com os carros elétricos cada vez mais populares no nosso mercado, venho trazer um levantamento completo sobre todos os custos para adquirir e manter um BYD Dolphin GS 180EV 2024, um dos mais populares e vendidos no segmento, atualmente.
Custos de compra e emplacamento
Preço no site BYD - R$ 149.800,00 (14/12/2023)
Preço FIPE, dezembro/2023 (Código FIPE 095007-6) - R$ 149.897,00
Tarifa primeiro emplacamento - R$ 246,81 (Detran MG)
Placas Mercosul - R$ 300,00 (preços médios em MG)
IPVA (no ato do emplacamento, 4% MG) - R$ 5.995,88, lembrando que, existe a possibilidade de isenção de IPVA em Minas Gerais, desde que o veículo seja fabricado no mesmo estado (não é o caso do BYD, que vem importado da China)
Taxa de licenciamento (no ato do emplacamento) - R$ 33,66 (Detran MG)
Seguro (estimativa média de 5% do valor da tabela FIPE) - R$ 7.494,85
Dessa forma, o custo total no ato da compra engloba o preço praticado no site da montadora, acrescido da tarifa de primeiro emplacamento, placas Mercosul, IPVA, Taxa de licenciamento e um possível seguro, dá o valor de R$ 163.871,20
Custos anuais - Documentação
Para manter um veículo desse totalmente regularizado para rodas nas ruas, é necessário pagar as taxas de IPVA (lembrando que em alguns estados, os veículos elétricos são isentos) e licenciamento, mas aqui também vamos considerar um seguro, uma vez que se trata de uma despesa anual.
Os valores que já foram definidos anteriormente, somam uma despesa total anual de R$ 13.524,39, ou R$ 1.127,03 por mês, que você deve separar no seu orçamento, para não ter sustos.
Custos de revisão e garantia
A BYD oferece para os proprietários do Dolphin, a garantia de 5 anos ou 200.000 km para o veículo, e 8 anos sem limite de quilometragem para bateria.
Conforme a montadora, o plano de manutenção prevê que as revisões devam ser feitas a cada 20 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, e os valores de cada revisão já estão definidos conforme tabela abaixo.
De acordo com o site da montadora, os preços sugeridos acima pela base Espírito Santo, válidos até 30/09/2023 (atualização mais recente encontrada até o fechamento dessa matéria), porém ressalva que, dependendo do uso e de alguns itens extras que necessitem ser trocados, estes podem não estar inclusos no pacote de revisões à preço fixo da BYD, o que pode gerar custos adicionais.
No entanto, segundo notícias mais recentes, as concessionárias estão ofertando 5 anos ou 100 mil km de revisões GRÁTIS, mas dependendo da data em que você estiver lendo esse artigo, pode ser que esta promoção já não esteja mais disponível.
Sendo assim, na pior das hipóteses, se você conseguir rodar 200 mil km em menos de 5 anos (para quem trabalha em aplicativos de transporte, ou viaja muito, é uma marca bem plausível de alcancar), vai ter que fazer todas as revisões acima, somando um custo total no período de R$ 7.200,00, sendo uma média anual de R$ 1.440,00, ou ainda, uma média mensal de R$ 120,00.
No entanto, se você roda pouco, e consegue ficar abaixo dos 20 mil km por ano, só precisará fazer as primeiras 5 revisões obrigatórias em concessionária, para manter a garantia, o que dá um custo total no período de R$ 3.280,00, sendo uma média de R$ 656,00 por ano, ou R$ 54,66 por mês.
Mas caso você consiga a promoção das 5 primeiras revisões grátis, não vai pagar nada durante 5 anos ou 100 mil km. Após isso, fazendo só as 5 últimas revisões (se você rodar uma média de 40 mil km por ano e necessite fazer as 10 revisões em concessionária), vai gastar o total de 3.920,00 no período, sendo uma média de R$ 784,00 por ano, ou ainda R$ 65,33 por mês.
Custos de energia e carregadores
Existem 3 formas de entrada de energia no BYD Dolphin:
Carregamento por corrente alternada - pode ser feito por uma Wallbox, com capacidade para 6,6 KW (conforme fabricante), ou em tomada doméstica, a 1,4 KW em 110V ou 2,8 KW em 220V (conforme testes realizados por outros canais de comunicação, ou seja, em rede 220V carrega bem mais rápido que em rede 110V)
Carregamento por corrente contínua - existem no mercado carregadores que podem chegar uma capacidade de 60 KW, o que garante um tempo de recarga de 30 a 80% da bateria em 30 minutos, aproximadamente, conforme fabricante.
Freios regenerativos - sistema de recuperação de energia em momento de frenagem ou descidas, que são momentos em que o motor passa a funcionar como um gerador, sendo movido pela própria energia cinética do veículo em movimento para recarregar as baterias.
Sobre a bateria do Dolphin, é do tipo Blade ou LFP (Íon de Lítio), mais modernas e baratas, que apresentam ciclos de recarga mais eficientes, porém ainda são de estado líquido e não são as melhores em densidade energética, o que implica em um peso e volume maiores para se ter uma autonomia satisfatória, por isso, sua capacidade total é de 44,9 KWh.
A autonomia fica em 291 km considerando o sistema PBEV, o programa de etiquetagem veicular brasileiro, do Inmetro, que é uma normativa desenvolvida para exclusivamente para o nosso mercado, sendo assim um teste mais realista considerando o nosso tipo de relevo, estradas, trânsito,etc., mas que pode indicar um valor mais baixo que em outros mercados, como o americano ou o europeu.
Sendo assim o consumo médio calculado, considerando a autonomia declarada e capacidade total da bateria é de 6,48 km/KWh ou 15,4 KWh/100 km, claro, podendo variar de acordo com velocidade, trajeto, modo de guiar, etc.
À título de comparativo, conforme a etiqueta do Inmetro do Dolphin, que é classificado como “A” (a classe de melhor eficiência energética), este tem um consumo equivalente a um veículo com motor à combustão que faz 51,9 km/l em cidade, e 43,5 km/l em estrada, sendo muito econômico, de fato.
Para calcularmos o custo por quilômetro rodado, precisamos ter uma média do custo da energia, obtido do site da CEMIG, em 14/12/2023, considerando uma instalação residencial e bandeira verde, com um valor de R$ 0,74906 / KWh, podendo este valor, também variar, de acordo com a época do ano e vários outros fatores.
Considerando a já citada, bateria de 44,9 KWh, o custo total de uma recarga completa é de R$ 33,63.
Já o custo total do quilômetro rodado (custo total da recarga / autonomia) é de R$ 0,11, o que é bem mais barato que a média geral para carros à combustão, que fica entre R$ 0,30 e 0,40 por km rodado.
Dessa forma, se você roda uma média de 1000 km/mês, por exemplo, você vai gastar R$ 115,56 por mês com energia.
Mas temos que lembrar do custo dos carregadores, que podem ser variados. Por exemplo, um Wallbox de 32A e 7,5 KWh, é encontrada na internet por preços médios de R$ 4.200,00 (claro, podendo sofrer variações de acordo com época, loja, fabricante, e vários outros).
Imaginando que você fique com um veículo desse por todo o seu período de garantia, que é de 5 anos (ou 60 meses), um carregador desse preço, dá um custo médio mensal de R$ 70,00 (sem contar custos de instalação).
Dessa forma, o custo total médio mensal de energia e carregador para rodar 1000 km por mês fica em R$ 185,56.
Em resumo, o BYD Dolphin pode ser sim, uma boa escolha de veículo elétrico para usar no dia-a-dia, principalmente se você mora em capitais ou cidades maiores, em que esse tipo de veículo se sai muito bem na economia de energia, ao praticamente zerar o seu consumo quando se pára em um engarrafamento.
Também existe o benefício da isenção de IPVA dependendo de onde você mora, bem como o baixíssimo custo do quilômetro rodado, o que pode ser ótimo para um uso mais intenso.
No entanto, alguns detalhes devem ser observados antes de comprar qualquer veículo 100% elétrico, como a disponibilidade e viabilidade de instalar uma tomada de carregamento rápido em sua casa ou prédio, além da imprevisibilidade de se encontrar pontos de carregamento na estrada (caso necessite viajar com o carro), uma vez que são poucos os lugares onde estes estão disponíveis, sem falar no futuro do mercado para esses carros.
Como será a revenda quando tiverem seus 5 anos de uso ou 100 mil km rodados ou mais? Vamos encontrar peças de reposição com facilidade e fora da concessionária? Quanto um carro desse vai depreciar ao longo dos anos?
São perguntas para serem respondidas com mais propriedade daqui um tempo, mas enquanto isso, ME DIGA VOCÊ: compraria um BYD Dolphin ou algum outro carro elétrico agora, ou acha que ainda não é o momento?
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Faltou apenas falar quanto custa para trocar a bateria depois que acabar sua vida útil
Artigo claro, conciso e muito esclarecedor.
Parabéns para o autor.
Responde a muitas das dúvidas a respeito deste carro.
Obviamente ainda restaram algumas questões a serem respondidas, porém é compreensivo devido ao lançamento recente do modelo.
Parabéns pelo artigo, rico em detalhes, tudo muito bem calculado e considerado. O que eu procurei sobre esse carro está aqui. 😎