8 MELHORES CARROS USADOS até R$ 50 mil
- Paulo Silva
- 28 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
No mercado de carros usados até R$ 50 mil, equilibrar confiabilidade mecânica, eficiência e equipamentos exige análise criteriosa.

O Fiat Argo Drive 1.0 Flex manual 2018 destaca-se pelo motor Firefly sincronizado por corrente, que alia confiabilidade e consumo urbano de até 13,2 km/l na gasolina, ideal para trajetos curtos. Entretanto, seu torque modesto (10,9 kgfm máximos no etanol) e estabilidade limitada em rodovias revelam fragilidades, além da avaliação mais recente do Latin NCAP que obteve 0 estrelas, um alerta para segurança. O porta-malas de 300 litros, o bom acabamento interno e altura do solo elevada compensam parcialmente para uso urbano, mas a ausência de controle de estabilidade e freios a disco sólidos na dianteira são contrapontos.
Preço (FIPE): R$ 50.650,00

Já o Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex manual 2015 oferece motor EC5JP4 com 122 cv e torque de 16,4 kgfm quando abastecido com etanol, entregando desempenho superior em retomadas. Seu consumo rodoviário de 12,9 km/l na gasolina e equipamentos como teto panorâmico e central multimídia ampliam o apelo, porém os pneus de perfil baixo (195/55/R16) aumentam custos de reposição e reduzem conforto. A desvalorização acelerada, o porta-malas de 285 litros e a nota Latin NCAP de 2 estrelas podem "jogar contra" na hora da escolha, embora o bom acabamento interno agrade bastante.
Preço (FIPE): R$ 45.445,00

No segmento dos sedãs compactos, o Honda City EXL 1.5 Flex 2011 combina motor L15A (com comando variável V-TEC para as válvulas de admissão) com câmbio automático de 5 marchas, ideal para quem prioriza conforto e fluidez no trânsito. Seu consumo urbano de 11,2 km/l na gasolina e porta-malas de 506 litros são atrativos, assim como a avaliação Latin NCAP de 4 estrelas (para os padrões da sua época, menos exigentes um pouco). Contudo, o ajuste periódico de folga das válvulas do motor, a cada 40 mil km, e a suspensão rígida exigem atenção, enquanto a falta de homologação para reboque restringe a versatilidade.
Preço (FIPE): R$ 45.727,00

Para SUVs compactos, o Ford Ecosport SE 1.6 Flex manual 2013 mantém relevância com motor Sigma de 115 cv máximos e altura do solo elevada, adequada para terrenos irregulares. A posição mais elevada ao guiar e avaliação Latin NCAP de 4 estrelas reforçam sua proposta de passar uma maior sensação de segurança à bordo, mas problemas crônicos como falhas em fechaduras e vidros elétricos, e os ruídos internos de acabamentos plásticos, podem incomodar além da conta. A abertura lateral do porta-malas de 362 litros facilita o acesso, mas limita carga volumosa e exige uma atenção maior quando for estacionar o veículo. Além disso, evite as versões com câmbio automatizado Powershift, que deram vários problemas.
Preço (FIPE): R$ 50.452,00

O Chevrolet Spin LTZ 1.8 Flex manual 2014 é opção versátil para famílias, com opção de 7 lugares e porta-malas de 553 litros (desde que não tenha ocupantes sentados na última fileira de bancos, caso contrário, sobram apenas 162 litros). Seu motor GM F1 entrega até 106 cv de potência e 17,1 kgfm de torque no etanol, já em baixas rotações, o que favorece as retomadas de velocidade, porém o consumo urbano de 7,6 km/l no combustível vegetal pode ser um ponto negativo. As colunas "A" largas reduzem a visibilidade, e a ausência de ajuste de profundidade na direção compromete ergonomia, mas a manutenção acessível e suspensão macia compensam para uso diário.
Preço (FIPE): R$ 47.573,00

O Toyota Corolla XEi 1.8 Flex 2009 é sinônimo de durabilidade, com motor 1.8 1ZZ-FE VVT-i de 136 cv no etanol e câmbio automático U340-E de 4 marchas, é conhecido pela sua confiabilidade. Seu consumo rodoviário de até 13,0 km/l na gasolina e revenda facilitada são vantagens, mas a necessidade de ajuste de folga nas válvulas (assim como no City) e a direção com folga em modelos 2008 a 2014 exigem inspeção. O porta-malas de 470 litros e bom acabamento interno mantêm o modelo competitivo, mesmo frente à idade avançada. Ainda assim, é um dos usados mais procurados no mercado, pra quem busca um bom sedan médio.
Preço (FIPE): R$ 51.856,00

O Honda CR-V LX 2.0 gasolina automático 2009 oferece espaço interno generoso, ótimo porta-malas de 559 litros e o confiável motor R20A2 2.0 V-TEC de 150 cv, adequado para quem busca conforto, versatilidade e desempenho em viagens. O consumo rodoviário de 11,0 km/l é moderado para um SUV médio, e a tração 4x2 dessa versão de entrada, simplifica a manutenção. Contudo, o ajuste de folga das válvulas a cada 40 mil km, o freio de estacionamento por pedal e a ausência de homologação para reboque, são considerados como pontos negativos.
Preço (FIPE): R$ 50.022,00

Outra opção de sedan médio, agora de melhor custo-benefício, o Mitsubishi Lancer 2.0 gasolina manual 2013 destaca-se pelo motor 4B11 MiVEC de 160 cv e suspensão traseira multilink, garantindo bom desempenho e estabilidade em curvas. Seu design externo de proposta mais esportiva agrada bastante, mas os pneus de perfil baixo (215/45/R18) e o consumo rodoviário de 10,3 km/l incomodam. A desvalorização acentuada e a dificuldade de revenda são entraves, embora a robustez mecânica compense para entusiastas.
Preço (FIPE): R$ 50.721,00

Por fim, o Hyundai i30 CW GLS 2.0 gasolina 2012 combina o motor Beta de 145 cv com câmbio automático de 4 marchas para entregar desempenho na medida certa, para quem busca uma perua de porta médio. O porta-malas de 415 litros é ideal para quem prioriza espaço e versatilidade, uma vez que conta com o banco traseiro bipartido. Seu consumo rodoviário de 12,5 km/l e boa lista de equipamentos (atenção pois boa parte deles vinham como opcionais) são diferenciais, mas a suspensão dura e os relatos frequentes de folga em caixa de direção, exigem atenção. Por ter permanecido pouco tempo no nosso mercado e o seu baixo volume de vendas quando 0 km, hoje enfrenta dificuldades na revenda e para encontrar algumas peças de reposição, o que também eleva o valor do seguro.
Preço (FIPE): R$ 46.209,00
Resumindo, carros como o Corolla e o City, por exemplo, destacam-se pela confiabilidade e facilidade de revenda, enquanto o Argo e o Spin focam em versatilidade urbana. A verificação de histórico de manutenção e a análise de itens críticos (como câmbio e suspensão) são essenciais para evitar surpresas, transformando cada escolha em um investimento consciente.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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