Neste artigo, vamos listar as melhores opções de compra de carros usados até 60 mil reais, com conjuntos mecânicos confiáveis e boa relação de custo-benefício.
1 - VOLKSWAGEN FOX HIGHLINE 1.6 16v flex manual - 2018
R$ 58.174,00
Vamos começar com um modelo compacto, de boa procura no mercado de usados, e com um motor confiável, que é o EA211 MSi de 110 cv de potência na gasolina e 120 no etanol, mais que suficientes para empurrar os 1105 kg de peso, mesmo com passageiros e porta-malas carregado.
Sabendo usar o excelente câmbio MQ200-6F de 6 marchas, dá pra obter boas médias de consumo de combustível, principalmente na estrada, uma vez que a última marcha deixa o giro do motor bem baixo, em velocidades de cruzeiro.
Nessa versão top de linha, vem de série com itens como direção elétrica com ajuste da coluna em altura e profundidade, trio elétrico completo, ar condicionado, computador de bordo, rodas de liga leve, controle de tração, duplo airbag frontal e freios ABS, dentre outros.
Além disso, dá pra encontrar um exemplar com os opcionais de controlador de velocidade automático, bancos de couro, controle de estabilidade, central multimídia com espelhamento para smartphone, e até teto solar elétrico.
Bom espaço interno, estabilidade e altura do solo, completam os pontos positivos principais deste veículo, porém a qualidade do acabamento interno não é das melhores, e costuma fazer ruído com facilidade.
O porta-malas de 270 litros é pequeno para a categoria, e os pneus 195/55/R15 são de perfil um pouco mais baixo, o que não ajuda muito no conforto ao rodar.
Atenção também com as colunas "A", que são bem largas e aumentam a área de ponto cego, assim como com os coxins dos amortecedores dianteiros e rolamentos de roda traseiros, que podem apresentar problemas com certa facilidade, exigindo peças de reposição de boa qualidade (que geralmente são um pouco mais caras).
2 - FORD FIESTA SEL 1.6 16v flex manual - 2019
R$ 55.953,00
Se quiser um pouco mais de desempenho, o Fiesta pode lhe atender muito bem, com o motor Sigma de 125/128 cv de potência, movendo este hatch compacto de 1105 kg com uma relação de peso/potência de 8,6 kg/cv (contra 9,2 kg/cv do Fox).
Além disso, o Ford tem um excelente comportamento dinâmico, mais "plantado" no chão em curvas de alta velocidade, o que é mérito de uma suspensão bem equilibrada, que ainda consegue filtrar bem as irregularidades do solo.
Nessa versão top de linhs SEL, entrega de série direção elétrica com ajuste de altura e profundidade da coluna, trio elétrico completo (vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas e retrovisores elétricos), alarme, rodas de liga leve, ar condicionado digital automático, computador de bordo, airbags frontais, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro, além da central multimídia com espelhamento para celular.
Os preços de peças de reposição costumam ser um pouco mais elevados, quando se compara com o Fox, bem como o espaço interno e a altura do solo são mais reduzidas no Ford, o que vale sua atenção antes de decidir pela sua compra.
Também evite os equipados com câmbio automatizado Powershift, pelas razões que você pode conferir neste artigo completo.
3 - FIAT CRONOS DRIVE 1.3 8v flex manual - 2019
R$ 59.409,00
Para você que precisa de um maior espaço de porta-malas, este sedan compacto se destaca com uma capacidade de 525 litros, o que é maior que muito sedan médio por aí.
O motor é o moderno Firefly 1.3 de quatro cilindros aspirado, entregando 101/109 cv, o que já é um pouco mais no limite para o peso de 1139 kg dessa versão Drive com câmbio manual.
Falando em câmbio, este peca pela imprecisão nos engates, mas mecanicamente, é bem confiável, sem quaisquer relatos de problemas crônicos.
O Fiat ainda se destaca pela boa qualidade do acabamento interno, conforto ao rodar e economia de combustível, alcançando médias entre 8,5 e 12,4 km/l dentro de cidade, e variando de 10,3 a 14,8 km/l em rodovias, conforme testes feitos pelo Inmetro.
A lista de equipamentos é ate boa, mas itens básicos como vidros elétricos nas portas traseiras, retrovisores elétricos, alarme, banco traseiro rebatível e até rodas de liga leve eram opcionais nesta versão, o que vai exigir um pouco mais da sua atenção para tentar encontrar um mais bem equipado possível.
Além disso, o Cronos não entrega um bom espaço interno no banco traseiro, tampouco segurança à bordo em caso de colisão, conforme testes realizados pelo LatinNCAP, sendo um veículo que tende a cair mais de preço frente aos seus principais concorrentes.
4 - HYUNDAI HB20S PREMIUM 1.6 16v flex manual - 2014
R$ 56.193,00
Uma opção frente ao Cronos, de melhor revenda, com certeza é o Hyundai HB20S, ainda mais em sua versão top de linha, equipado de série com direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade da coluna, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, faróis de acendimento automático, computador de bordo, duplo airbags frontais e freios ABS.
Além disso, tem a sua disposição o ótimo motor 1.6 Gamma de 122 a 128 cv de potência, e torque variando de 16,0 a 16,5 kgfm, dependendo do combustível utilizado ou a proporção entre a mistura de ambos, entregando ótimas respostas ao retomar velocidade.
O porta-malas conta com bons 450 litros de capacidade e o banco traseiro é rebatível e bipartido, de série, permitindo aumentar facilmente o espaço para bagagens, caso seja necessário.
Mas atenção, pois é comum de ocorrer batidas de fim de curso nos amortecedores traseiros, falhas no medidor do nível de combustível, bem como existem várias reclamações de proprietários do modelo acerca da baixa eficiência de iluminação dos faróis.
5 - MITSUBISHI OUTLANDER 2.0 16v gasolina automático - 2013
R$ 57.279,00
Pra quem busca o excelente espaço interno e conforto ao rodar de um sedan, com a boa altura do solo de um SUV, e capacidade de porta-malas (715 litros) de uma perua, tudo isso em um carro só, uma ótima opção seria este crossover da Mitsubishi, com motor 2.0 MiVEC de 160 cv de potência e 20,1 kgfm de torque, combinado com uma transmissão CVT que simula 6 marchas.
A Outlander ainda se destaca pela sua qualidade de acabamento interno, estabilidade ao fazer curvas e uma boa relação custo-benefício, uma vez que se trata de um veículo de porte médio, ano 2014, abaixo dos R$ 60 mil.
Claro que não vai ter das cestas de peças mais baratas, bem como a sua revenda também não é das melhores, mas pode ser uma boa opção para quem busca versatilidade, prazer ao guiar e conforto para a família.
6 - FORD FOCUS SE PLUS 1.6 16v flex manual - 2016
R$ 55.583,00
De porte médio, e ainda mais novo que uma Outlander, para atender uma proposta de design mais arrojado, o Focus hatch de terceira geração entrega ótima relação de custo-benefício.
O motor Sigma 1.6 tem desempenho na medida para mover os 1310 kg de peso em ordem de marcha, ainda mais combinado com o câmbio manual de 5 marchas IB5, de engates curtos e rápidos.
O Focus também se destaca pelo prazer ao guiar, bom nível de estabilidade e conforto oferecidos pela suspensão independentes nas 4 rodas (Mc. Pherson na dianteira e Multi-braços na traseira), sem falar na lista de equipamentos de série dessa versão intermediária, SE Plus.
Direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores externos, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, controlador de velocidade com limitador, airbags frontais e laterais, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de pressão dos pneus e estacionamento traseiro, faróis e limpadores de acionamento automático e retrovisor fotocrômico.
No entanto, não espere bom espaço interno para quem vai no banco de trás, assim como a sua capacidade de porta-malas, que é de míseros 316 litros, o que é praticamente o volume de carga de um hatch compacto.
Além disso, evite os modelos equipados com câmbio automatizado Powershift, pelas mesmas razões mencionadas acima, no Fiesta.
7 - TOYOTA COROLLA XEi 2.0 16v flex automático - 2012
R$ 60.613,00
Simplesmente o campeão de revenda da categoria, este Toyota não faz feio quando o assunto é baixa desvalorização.
Além disso, o Corolla 2012 tem um dos motores mais confiáveis do mercado de usados, que o Dual VVTi 2.0, de 142 cv de potência na gasolina e 153 no etanol, combinado com um câmbio automático de 4 marchas tão "parrudo" quanto.
O desempenho é ótimo, assim como o conforto ao rodar, garantido por uma suspensão bem calibrada pela montadora, sem falar no bom espaço interno e capacidade de porta-malas de 470 litros (o mínimo que se espera de um bom sedan médio).
Também foi um veículo bem avaliado pelo teste de segurança em colisão do LatinNCAP, mas ainda assim, vale a sua atenção quando for olhar um carro desse para comprar, principalmente com a caixa de direção, que pode apresentar folgas com facilidade.
8 - HONDA CR-V EXL 2.0 16v gasolina automático 4x4 - 2011
R$ 55.865,00
Para quem busca um SUV de fato, com um conjunto mecânico confiável e bom espaço interno, este CR-V pode ser uma ótima escolha, ainda mais nessa versão top de linha, EXL, bem mais equipada que a versão de entrada LX.
Direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores externos, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, controlador de velocidade, bancos de couro, airbags frontais, laterais e de cortina, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, e tração nas 4 rodas.
Bem valorizado e de boa revenda para a categoria, o CR-V exige sua atenção para o ajuste de folga de válvulas periódico preventivo, que deve ser feito a cada 40 mil quilômetros ou 2 anos, para garantir que o motor vai continuar funcionamento em sua melhor "forma" por muito tempo.
Além disso, a tração 4x4 exige troca do fluido do diferencial traseiro a cada 60 mil quilômetros ou 3 anos, o que ocorrer primeiro, dependendo das condições de uso, bem como a suspensão também sofre um pouco com nossas ruas e estradas, exigindo uma troca mais constante de buchas de bandejas, sem falar nos discos e pastilhas de freio dianteiros, que também podem sofrer desgaste prematuro.
Mas E VOCÊ? Qual desses compraria para a sua garagem?
COMENTE ABAIXO!!!
Comments