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Foto do escritorPaulo Silva

8 MELHORES CARROS usados até 100 MIL REAIS

Atualizado: 25 de set.

Para você que não quer comprar um veículo novo em uma versão de entrada, mau equipado e com maior potencial de desvalorização, vamos listar aqui boas opções de compra de carros usados até 100 mil reais, que entreguem uma melhor relação custo-benefício.

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1 - VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 1.0 12v TSi flex automático - 2023

R$ 99.716,00

vw polo highline 170tsi 2023

Produzido na moderna plataforma MQB A0 da Volkswagen, o Polo se destaca pela sua rigidez estrutural de monobloco soldado à laser, o que confere excelente estabilidade e comportamento dinâmico.


 O desempenho do motor TSi bom, apesar de ter sofrido uma redução de potência na linha 2023, para ficar dentro das normas de emissões de poluentes, entregando 109 cv na gasolina e 116 no etanol, com 16,8 kgfm de torque, independente do combustível, o que ainda são números bons para mover os 1146 kg de peso dessa versão do Polo.


 O consumo de combustível continua muito, bem como a sua lista de equipamentos, contando de série com itens como faróis full LED, ar condicionado digital com saída para o banco traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, vetorização de torque no diferencial, dentre outros.

interior vw polo highline 170tsi 2023

O vão livre mínimo do solo é de 149 mm, e o porta-malas com capacidade de 300 litros, estão dentro da média para a categoria, assim como a distância entre-eixos de 2,56 m, garantindo espaço interno razoável para quem viaja no banco de trás.


Em resumo, é um veículo de boa revenda, mas os principais pontos de atenção vai para o estepe em medidas diferentes dos pneus principais, assim como a qualidade do acabamento interno, e a falta das alças de teto.


Esse motor TSi de injeção direta de combustível, pode sofrer com carbonização, se usar gasolina de má qualidade com frequência, o que vale também a sua atenção.


2 - NISSAN VERSA EXCLUSIVE 1.6 16v flex automático - 2022

R$ 94.130,00

nissan versa exclusive 2022

Em sua segunda geração, o Versa é produzido sobre a plataforma Nissan V, que é a mesma do Kicks.


O motor aqui é o HR16DE, 1.6 aspirado e sincronizado por corrente, de menor complexidade mecânica, mas que ainda entrega um bom desempenho, de 114 cv e 15,5 kgfm, independente do combustível que estiver utilizando ou a mistura entre ambos.


O consumo também é bom, conforme o Inmetro, alcançando médias entre 8,0 e 11,7 km/l dentro de cidade; ou de 10,0 a 13,9 km/l em rodovias, dependendo da proporção entre etanol e gasolina que estiver no pequeno tanque de 41 litros.


 Apesar de estarmos falando da versão top de linha Exclusive, ainda faltam alguns equipamentos de comodidade, como retrovisor fotocrômico e partida remota do motor (presente em vários concorrentes), mas ainda assim, entrega muito em itens de segurança, como 6 airbags, controle de tração e estabilidade, faróis full LED, assistentes de partida em rampa e frenagem, além dos alertas de ponto cego, colisão frontal, traseira e de tráfego cruzado.


O espaço interno não chega a ser enorme como na sua primeira geração, mais ainda conta com bons 2,62 m de distância entre-eixos, assim como o bom porta-malas de 482 litros de capacidade, rivalizando com sedans de porte médio.

interior nissan versa exclusive 2022

 O acabamento é bom nessa versão top de linha, assim como o isolamento acústico, sem falar na boa dirigibilidade entregue pelos comandos todos muito bem localizados, colocando o Versa numa ótima posição quando se fala em custo-benefício, uma vez que ele também tem um preço mais acessível que vários de seus concorrentes.


Mas é outro que usa estepe temporário, falta iluminação nos botões das portas e saída do ar condicionado para o banco traseiro.


Vários donos do modelo reclamam dos amortecedores dianteiros, que dão fim de curso fácil, e causam um “mergulho" da frente do veículo além do desejável, sem falar nos pneus de perfil baixo, que jogam contra no conforto ao rodar


Também faltam luzes nos para-sóis e porta-luvas, o controlador de velocidade automático desativa subitamente em subidas íngremes (configuração de fábrica), além de ser um veículo que vem importado para o Brasil, assim, algumas peças de reposição podem demoram para chegar, se o pedido for feito em concessionária.


Esses são alguns dos detalhes que acabam contribuindo para que o Versa se desvalorize um pouco mais no mercado de usados, quando se compara com os seus concorrentes.


3 - FIAT PULSE AUDACE 1.0 12v turbo flex automático - 2022

R$ 93.298,00

fiat pulse audace 2022

Produzido na fábrica de Betim-MG, o Fiat Pulse compartilha a mesma plataforma MLA do Fastback, bem como o conjunto mecânico de motor 1.0 turbo 3 cilindros sincronizado por corrente, que entrega excelente desempenho, uma vez combinado com o câmbio automático CVT, que simula até 7 marchas.


O consumo também é excelente (8,5 a 12,0 km/l na cidade, 10,2 a 14,6 km/l na estrada), bem como o vão livre mínimo do solo de 224 mm, o que já era esperado da proposta de um SUV.


A qualidade do acabamento é boa quando se fala em revestimentos, mas apresenta a clássica falha de alinhamento da tampa do porta-luvas, quando fechado, assim como no Fastback.

interior fiat pulse audace 2022

 Bom nível de conforto ao rodar, espaço interno, capacidade de porta-malas e lista de equipamentos completam os pontos positivos de se adquirir um Fiat Pulse, sendo um veículo de boa procura no mercado de usados. 


Os pontos de atenção vão para o estepe de uso temporário, vários relatos de problemas do câmbio, que trava na posição “Parking”, bem como de falhas em bomba de óleo (sendo trocada em garantia pela Fiat), além dos Recalls em aberto para módulo do sensor de estacionamento traseiro, duto de combustível e bomba de combustível mecânica.


Aqui vale a sua atenção redobrada quando for avaliar um carro usado para comprar, pois se a unidade que você adquirir possuir algum Recall em aberto, você não vai conseguir transferir o documento para o seu nome, até que todos os chamados da montadora sejam atendidos e resolvidos, então, FICA A DICA!

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4 - CHEVROLET SPIN PREMIER 1.8 8v flex automático - 2023 (7 lugares)

R$ 97.022,00

chevrolet spin premier 1.8 2023

Excelente opção para quem precisa levar mais passageiros à bordo, a Spin se trata de uma minivan de ótima relação custo-benefício, com um motor de concepção antiga (GM família 1), mas de ótima confiabilidade e baixo custo de peças de reposição.


Combinado com o câmbio automático GF6 de 6 marchas, igualmente confiável, se bem cuidado, este veículo ainda entrega um consumo razoável de combustível, fazendo médias entre 7,1 e 10,2 km/l na cidade, ou entre 8,7 e 12,4 km/l na estrada, dependendo do combustível.


Também se destaca pelo seu bom espaço interno, versatilidade de contar com os bancos traseiros rebatíveis e bipartidos (esta última opção, só na fileira intermediária) para levar até 7 ocupantes.

interior chevrolet spin premier 1.8 2023

No entanto, com lotação máxima, sobram apenas 162 litros de capacidade para levar as bagagens no porta-malas, podendo aumentar para 563 litros, caso tenham, no máximo, 5 ocupantes à bordo, permitindo rebater a última fileira de bancos.


Você também deve ficar atendo ao passar por lombadas mais altas, uma vez que o vão livre mínimo do solo é de 139 mm, apenas.


Se trata de um projeto antigo de carroceria, compartilhando a mesma plataforma de Cobalt e Onix de primeira geração, que não foram muito bem no teste do LatinNCAP, não sendo um veículo muito seguro, em caso de colisão, para os padrões atuais.


5 - VOLKSWAGEN JETTA COMFORTLINE 250TSi 1.4 16v turbo flex automático - 2019

R$ 98.892,00

vw jetta comofrtline 250tsi 2019

Em sua sétima geração global, o Jetta compartilha da plataforma Volkswagen MQB (alongada em relação à MQB A0 do Polo), para entregar um conjunto mecânico confiável e de alta eficiência.


O motor é o EA211 (artigo completo sobre ele aqui) TSi 1.4 4 cilindros, que desenvolve 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, independente do combustível, uma vez que em 2019, ele já era flex.


O consumo também é ótimo, mesmo para um sedan médio automático de 1331 kg de peso, bem como a sua lista de equipamentos, contando de série com ar condicionado digital de duas zonas, chave presencial, retrovisor fotocrômico, freio de estacionamento eletrônico, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis full LED, assistente de partida em rampa e vetorização de torque, sem falar no opcional de teto solar elétrico.

interior vw jetta comofrtline 250tsi 2019

O Jetta MK7 também entrega estabilidade e conforto na medida certa, com boa qualidade do acabamento interno, espaço interno traseiro e porta-malas de 510 litros, sendo um dos mais procurados da categoria, ou seja, bem valorizado e de ótima facilidade de revenda.


Mas é outro equipado com estepe temporário, bem como o motor que também pode sofrer com carbonização, sem falar nas peças de acabamento que são relativamente caras, o que também pode inflacionar o valor do seguro. 


6 - CHEVROLET CRUZE LTZ 1.4 16v turbo flex automático - 2019

R$ 95.277,00

chevrolet cruze ltz 1.4 turbo 2019

Concorrente direto do Jetta, o Cruze também vem com motor 1.4 turbo de ótimo desempenho (150 a 153 cv de potência e 24,0 a 24,5 kgfm de torque) e consumo de combustível (7,6 a 11,1 km/l em cidade, ou 9,9 a 14,2 km/l em estrada).


 Na versão top de linha LTZ, entrega boa lista de equipamentos, porém boa parte deles vinham como opcionais, como assistente de estacionamento semi-autônomo, banco do motorista com ajustes elétricos, alertas de colisão frontal, ponto cego e permanência em faixa, além do assistente de permanência em faixa e de farol alto (diferente do Jetta, o Cruze não possui faróis full LED, nem como opcionais).


O espaço interno é bom, contando com uma distância entre-eixos de 2,70 m (a mesma do Corolla), bem como a qualidade do acabamento interno, exceto pelo aplique cromado em volta da alavanca de câmbio, que dependendo da posição do sol, pode causar um reflexo forte, direto no rosto do motorista

interior chevrolet cruze ltz 1.4 turbo 2019

Além disso, o porta-malas de 440 litros, pode ser considerado médio a pequeno para um sedan médio, sem falar na falta de ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros e das alças de teto traseiras, que podem incomodar bastante.


O Cruze também é um carro baixo em relação ao solo, principalmente na dianteira, raspando com facilidade o aplique plástico abaixo do pára-choque, ao entrar e sair de uma rampa de garagem, por exemplo.

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7 - HONDA HR-V TOURING 1.8 16v flex automático - 2018

R$ 97.728,00

honda hrv touring 1.8 2018

Outra ótima opção de SUV, de porte um pouco maior comparado ao Pulse, mas ainda considerado um compacto, o HR-V compartilha da plataforma Honda Global Small Car como o Novo City, que entrega excelente nível de segurança em caso de colisão.


O motor é um velho conhecido, R18A1 (139/140 cv de potência, e 17,3/17,4 kgfm de torque), lançado no Civic 2006, de oitava geração, mas ainda tem fôlego para mover os 1276 kg de peso com certa agilidade, uma vez combinado com o câmbio automático CVT que simula até 7 marchas.


A lista de equipamentos é boa, mas fica devendo em alertas e assistentes de condução, mas espaço interno é ótimo, ainda mais pelo assoalho traseiro quase plano, e a versatilidade do rebatimento dos assentos traseiros, conhecido "Magic Seat", patenteado pela Honda, desde o Fit de primeira geração.

interior honda hrv touring 1.8 2018

O porta-malas de 437 litros de capacidade, é bom para um SUV compacto, bem como a sua altura do solo de 177 mm, características que agradam bastante que busca um veículo nessa categoria, sendo um exemplar de ótima facilidade de revenda e baixo índice de desvalorização.


No entanto, o consumo pode ser um pouco alto, e este motor trabalha com tuchos mecânicos, que exigem ajuste de folga de válvulas periódico, assim como o câmbio CVT, que exige uma troca mais constante do fluido.


8 - TOYOTA COROLLA XEi 2.0 16v flex automático - 2018

R$ 96.741,00

honda hrv touring 1.8 2018

Simplesmente o veículo mais vendido no mundo, e um dos mais procurados no mercado de usados, o Toyota Corolla é uma compra certa, quando se fala em facilidade de revenda e baixo índice de desvalorização.


Equipado com um conjunto mecânico de motor (Dual VVTi de 143 a 154 cv de potência, e 19,4 a 20,7 kgfm de torque) e câmbio (automático CVT de 7 marchas simuladas) altamente confiáveis, o Corolla também preza pelo conforto à bordo de seus ocupantes, bem como a qualidade do acabamento interno e bom espaço para quem vai no banco de trás.

interior toyota corolla xei 2.0 2018

A lista de equipamentos boa, mas fica devendo limpadores de acionamento automático, saída de ar condicionado para o banco traseiro, faróis full LED e espelhamento para smartphone na central multimídia, bem como o consumo pode ser um pouco elevado nessa versão com motor 2.0.


Mas E VOCÊ? Qual desses compraria para a sua garagem?

COMENTA ABAIXO!!!



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