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8 Melhores Carros Esquecidos: Confiabilidade e Custo-Benefício Fora do Óbvio

Foto do escritor: Paulo SilvaPaulo Silva

Enquanto modelos populares dominam as buscas, carros menos lembrados oferecem vantagens únicas, combinando robustez, tecnologia e preços acessíveis. Este artigo seleciona os melhores carros esquecidos de qualidades técnicas subestimadas, ideais para quem busca valor real e exclusividade.



1. Chevrolet Vectra Challenge 2.2 16v 2002

FIPE: R$ 24.334,00


vectra challenge

Icônico Vectra B, na sua versão esportiva Challenge de 2002, vem equipado com o motor GM Família 2 2.2 16v de 138 cv de potência (abastecido apenas com gasolina) e câmbio manual de 5 marchas F18 (engates mais longos e imprecisos), entregando bom desempenho em alta e um consumo rodoviário razoável de 12,9 km/l.


O porta-malas de 500 litros é ótimo, e a suspensão traseira multibraços garante estabilidade e conforto exemplares, sem falar no acabamento interno exclusivo em dois tons, de ótima qualidade e textura dos materiais empregados.


Essa versão esteve em linha de 2001 a 2002, mas recomendo buscar essa última, que vinha mais bem equipada, com itens como ar condicionado digital com saída para o porta-luvas, computador de bordo, trio elétrico completo (vidros, travas, retrovisores elétricos e alarme com telecomando), direção hidráulica, ajuste elétrico de altura dos faróis, bancos em couro, além do CD player com volante multifuncional, dentre outros.


No entanto, os retrovisores pequenos e suspensão traseira cara para reparos também são contrapontos, mas ainda assim, mesmo extrapolando um pouco a nossa linha de corte, eu digo que vale muito à pena buscar um Vectra Challenge de boa procedência e histórico de manutenção.


Os problemas mais comuns do modelo incluem vazamentos de óleo na tampa de válvulas, falhas nos displays LCD (computador de bordo, ar condicionado e odômetro) e mau contato no cilindro de ignição.



2. Chevrolet Astra GSi 2.0 16v 2005

FIPE: R$ 31.589,00


chevrolet astra gsi

Outro modelo em sua variante esportiva, o Astra GSi 2005 possui um visual discreto e ao mesmo tempo único, com suas spoilers inferiores e de porta-malas, além dos emblemas e revestimentos internos em tons exclusivos.


Também equipado com o motor GM Família 2, porém de cilindrada 2.0, código C20SEL, entrega 136 cv de potência, combinado com o câmbio manual de 5 marchas F17-5 Plus WR, de relações mais alongadas e engates precisos.


Com isso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, de acordo com dados oficiais de época, seu diferencial está na suspensão que equilibra bem conforto e estabilidade, de calibragem um pouco mais rígida que nas outras versões do modelo.


Vem equipado com direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado e ajuste elétrico dos faróis, sendo mais interessante buscar uma unidade com os opcionais de ar condicionado digital, computador de bordo com check control, airbags frontais e laterais, teto solar elétrico e retrovisor fotocrômico.


O consumo urbano de 6,9 km/l é alto e a altura do solo reduzida (apenas 115 mm de vão livre mínimo) aumenta riscos de danos ao assoalho e pára-choques em estradas irregulares. Mas ainda assim, para os fãs de carros com DNA esportivo, é uma joia acessível.


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3. Renault Megane Grand Tour Dynamique 2.0 16v 2010

FIPE: R$ 26.744,00


renault megane grand tour

A perua Megane Grand Tour combina o motor F4R de 138 cv de potência com um câmbio manual de 6 marchas, para dar uma resposta mais rápida quando precisar, e ao mesmo tempo, buscar um melhor consumo de combustível na estrada, que é de 11,5 km/l, de acordo com dados oficiais de época.


O porta-malas de 520 litros com banco traseiro bipartido entrega excelente espaço e versatilidade, ideal para viajar com a família, e o padrão dos revestimentos internos é ótimo, usando veludo em bancos e forros de porta.


Equipamentos como ar-condicionado com saída para o porta-luvas, trio elétrico completo, direção elétrica, controlador de velocidade com limitador, computador de bordo e CD player com comandos na coluna de direção mostram sua boa relação custo-benefício.


Mas atenção para o recall's de bomba de combustível, fechaduras das portas, pára-brisa, luz do airbag, dentre alguns outros, assim como para a escassez de peças de acabamento.

Priorize unidades com bom histórico de manutenção preventiva e evite versões automáticas, conhecidas por falhas recorrentes. Também tenha em mente que é um modelo de revenda mais demorada, comparada com o próximo dessa lista.


4. Volkswagen Parati Crossover 2.0 2005

FIPE: R$ 24.534,00


vw parati crossover

A Parati Crossover 2005 é para quem busca uma maior facilidade de revenda, ainda na categoria das peruas, aliando o motor AP-2000 (112 cv de potência e 17,3 kgfm de torque) e boa altura do solo, adequada para estradas de terra.


O consumo rodoviário de 12,6 km/l com gasolina é adequado, assim como o porta-malas de 437 litros com banco traseiro bipartido e o rack de teto, que amplia a versatilidade, enquanto a mecânica simples permite reparos baratos.


Já vem equipada de série com direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve e faróis de neblina. Os opcionais são os airbags frontais, freios ABS, bancos em couro e o ar condicionado, sendo muito interessante optar por comprar uma unidade já equipada, pelo menos com este último, assim como com o já citado rack de teto, para facilitar a revenda.


Pneus de perfil baixo (195/55/R15) comprometem o conforto, e peças exclusivas da versão Crossover (como apliques de para-choques ou detalhes de acabamento internos) podem ser difíceis de encontrar. De forma geral, é um projeto robusto, mas verifique trincas que podem ocorrer em vários pontos de solda no cofre do motor, comuns na plataforma Gol.



5. Hyundai i30 CW GLS 2.0 16v automático 2012

FIPE: R$ 46.781,00


hyundai i30 cw

Mas uma perua, para quem busca exclusividade, o i30 CW 2012 oferece motor Beta de 145 cv e câmbio automático A4CF1 de 4 marchas, entregando um desempenho razoável para a sua proposta mais familiar.


O porta-malas de 415 litros é ainda bom, e o design SW (station wagon) confere elegância e destaque para quem é fã do segmento. Seu consumo urbano de 8,8 km/l e rodoviário de 12,5 km/l é equilibrado, e o bom acabamento interno elevam o conforto.


Os itens de série são a direção hidráulica, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores externos, rodas de liga leve, ar condicionado com saída para o porta-luvas, computador de bordo, ajuste da lombar para o banco do motorista, controlador de velocidade, faróis e limpadores de acionamento automático, airbags frontais, freios ABS e CD player com conexão USB e comandos no volante. Além disso, tem alguns opcionais bem interessantes, como ar condicionado digital, bancos em couro, retrovisor fotocrômico, teto solar elétrico, airbags laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento traseiros.


A suspensão independente traseira garante estabilidade, mesmo em curvas fechadas, mas cobra seu preço na hora da manutenção, principalmente na trocas das buchas hidráulicas, mais caras e em maior quantidade.


Problemas de folga na caixa de direção são comuns de ocorrer e seguro geralmente tem custo mais elevado devido a um maior índice de roubo e à baixa oferta de peças exclusivas de um modelo que ficou em linha apenas entre os anos de 2011 e 2012, sendo também, de revenda mais difícil.


6. Kia Sorento 3.5 V6 automático 2013

FIPE: R$ 72.994,00


kia sorento

O primo maior do Sportage, o Sorento V6 2013 é um SUV médio robusto, com motor V6 Lambda de ótimos 278 cv e 34,2 kgfm de torque, além da tração 4x4, ideal para terrenos acidentados. Seu consumo rodoviário de altos 7,7 km/l é resultado do desempenho do motor, combinado com uma carroceria de 1839 kg de peso e os largos pneus 235/60/R18.


Como é um modelo que pode levar até 7 ocupantes, o porta-malas tem capacidade para apenas 150 litros, podendo aumentar para 440, se não houver passageiros na última fileira. Para quem vai na fileira intermediária, o espaço para os joelhos é bom, e a altura do solo de 203 mm é mais que suficiente para vencer a maior parte dos desníveis por aí.


Equipamentos de série incluem direção hidráulica, trio elétrico completo com aquecimento e rebatimento elétrico dos retrovisores externos, rodas de liga leve, ar condicionado digital de duas zonas com ionizador e saída para o banco traseiro, computador de bordo, bancos em couro com ajuste da lombar para o motorista, controlador de velocidade, faróis de acendimento automático, teto solar elétrico, chave presencial, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controles de tração, estabilidade e descida, sensores de estacionamento traseiros, além da central multimídia com leitor de CD, conexões USB e bluetooth, comandos no volante, GPS integrado, TV digital, câmera de ré e subwoofer.


Naturalmente, a manutenção vai ser cara, tanto em motor quanto para o sistema de tração 4x4, que exige troca do fluido de caixa de transferência e do diferencial traseiro, assim como para a suspensão traseira multibraços. Motores com quilometragem mais elevada podem apresentar maior consumo de óleo e folgas no sistema de sincronismo por corrente.


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7. Hyundai Grand Santa Fé 3.3 V6 automático 2013

FIPE: R$ 87.617,00


hyundai grand santa fé

A Grand Santa Fé 2013 compartilha o powertrain com o Sorento, mas vem com variador de fase para o comando da admissão, com isso a potência aumenta para 285 cv, mas pela cilindrada menor, o torque fica em 34,1 kgfm. Ainda assim, mais que suficientes para entregar um ótimo desempenho.


Também tem a opção de levar até 7 ocupantes, com capacidade de porta-malas variando de 120 a 440 litros, dependendo do número de passageiros à bordo. Seu consumo rodoviário de 7,8 km/l é similar ao Sorento, e a tração 4x4 garante uma passagem mais segura por trechos de lama, por exemplo.


Equipamentos de série: direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro e porta-luvas, computador de bordo, ajuste da lombar para o banco do motorista, controlador de velocidade, airbags frontais e laterais, freios ABS, controles de tração, estabilidade e descida, além do CD player com conexões USB, bluetooth e comandos no volante; opcionais: bancos em couro com ajustes elétricos para os dianteiros, faróis e limpadores de acionamento automático, retrovisor fotocrômico, teto solar elétrico, chave presencial, airbags de cortina e sensores de estacionamento traseiros.


Em motores de maior quilometragem, podem apresentar os mesmos problemas citados no Sorento, além de, periodicamente, ser um motor que exige ajuste de folga de válvulas, e a tração 4x4 que exige os cuidados extras também mencionados acima.



8. Volkswagen Jetta R-Line 250 TSi Flex automático 2018

FIPE: R$ 107.591,00


vw jetta rline

Para quem busca uma "pegada" mais esportiva, o Jetta R-Line 2018 combina o bom motor EA211 TSi flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque em qualquer combustível, com um câmbio automático de 6 marchas modelo Aisin AQ250, para entregar um ótimo consumo rodoviário de 14,0 km/l com gasolina.


Seu design arrojado chama a atenção, e sua lista de equipamentos de série conta com direção elétrica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, controlador de velocidade adaptativo (ACC), bancos em couro, faróis e limpadores de acionamento automático, retrovisor fotocrômico, chave presencial, sistema start-stop, freio de estacionamento eletrônico, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controles de tração e estabilidade, faróis em LED`s com luzes de rodagem diurna, faróis e lanterna de neblina, ISOFIX, alertas de colisão frontal e fadiga, assistentes de partida em rampa, frenagem e farol alto, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, vetorização eletrônica de torque e a central multimídia com leitor de CD, conexões USB, SD e bluetooth, comandos no volante, GPS integrado, espelhamento para smartphone e câmera de ré. O único opcional disponível é o teto solar elétrico panorâmico.


A plataforma MQB garante segurança 5/5 estrelas de acordo com testes do LatinNCAP de

época, bem como excelente estabilidade em curvas de alta velocidade e um bom espaço interno traseiro. O acabamento interno também é bom e tem uma boa procura no mercado de usados.


Mas fique ligado para um custo mais elevado de peças de reposição do sistema de injeção direta de combustível, assim como para a altura do solo de apenas 138 mm. O seguro pode ser um pouco elevado, mas ainda assim, é uma das melhores opções de sedan médio para quem busca prazer ao guiar.


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