Hoje vamos trazer algumas sugestões de compra de carros bons, seja pelo conjunto mecânico, lista de equipamentos, apelo estético, porém, em versões raras do seu portfólio, que hoje estão um pouco esquecidas.
1 - CHEVROLET CELTA ADVANTAGE 1.0 8v flex manual - 2014
R$ 29.902,00
Disponível apenas para o ano/modelo de 2014, o Celta Advantage se destaca pela sua lista de equipamentos, contando com direção hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, alarme, ar condicionado, rodas de liga leve de 14 polegadas, airbags frontais e freios ABS, assim como o sistema de som, com leitor de CD, USB e conexão Bluetooth.
Os pneus são nas medidas 175/65/R14, que melhoram um pouco a aderência com o asfalto, e os emblemas nas laterais das portas também identificam a versão.
Sempre com o motor GM Família 1 VHC-E, de 77 cv de potência na gasolina e 78 no etanol, combinado com o câmbio F17 Minus HR, de relações encurtadas, garante excelente agilidade no trânsito urbano, porém, muito reduzido para andar na estrada, acima dos 100 km/h.
O Celta sempre se destacou pela sua boa revenda no mercado de usados, mas você deve ter em mente que se trata de um veículo compacto, de baixa qualidade do acabamento interno, pouco espaço para quem vai no banco traseiro, assim como a sua capacidade de porta-malas (260 litros).
Devido ao seu projeto mais antigo, o Celta também possui baixo nível de segurança em caso de colisão, e também pode raspar o assoalho com facilidade em lombadas mais altas (vão livre mínimo do solo de 115 mm).
2 - VW POLO BLUEMOTION 1.6 8v flex manual - 2009
R$ 29.190,00
Desenvolvido para ser uma versão voltada para uma maior eficiência energética, o Polo Bluemotion ficou em linha entre os anos de 2009 e 2014, sempre equipado com câmbio de relações mais alongadas, injeção eletrônica reprogramada, pneus mais finos de baixa resistência ao rolamento (continham maior concentração de sílica na sua composição).
Também recebeu algumas modificações estéticas como spoilers inferiores de pára-choques, aerofólio traseiro, suspensão rebaixada, e grade dianteira lisa, que melhoravam o coeficiente aerodinâmico, em conjunto com rodas mais leves e menores, além da direção de assistência eletro-hidráulica para reduzir o peso e consumo de combustível.
O motor é o EA111 VHT (artigo completo sobre o seu projeto, aqui), de boa confiabilidade, se bem cuidado, com desempenho adequado para os 1079 kg de peso, porém a estabilidade em curvas fica um pouco comprometida, comparado com as outras versões, uma vez que o Polo Bluemotion vinha com pneus 165/70/R14 ok, mas pneus finos que os 195/55/R15 convencionais.
Acabamento em plástico rígido costuma fazer ruídos com o passar do tempo, e o espaço interno traseiro ainda é de hatch compacto, assim como a capacidade de porta-malas, de 250 litros (consegue ser menor que o Celta).
Atenção também com as peças de acabamento externas dessa versão, que são difíceis de serem encontradas, e consequentemente mais caras.
3 - FIAT STRADA ADVENTURE LOCKER MANGA LARGA MARCHADOR CD 1.8 16v flex manual - 2016
R$ 64.375,00
Criada em parceria com Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCMM), essa é uma série especial da Fiat Strada voltada para produtores rurais, cavaleiros, etc., que entrega o mesmo motor E-Torq 1.8 (artigo completo sobre o projeto deste motor, aqui) confiável da sua versão base, além de também preservar a boa capacidade de carga da caçamba (680 litros x 650 kg), a qualidade do acabamento interno, boa lista de equipamentos, altura do solo de 200 mm, sendo a picape compacta de melhor revenda.
No entanto, saiba que é um veículo de consumo mais elevado, a suspensão traseira "pula" quando a caçamba está vazia, além da tampa traseira de fácil remoção, um alvo fácil para ladrões, bem como um custo mais elevado das peças de acabamento externas.
Por último, mas não menos importante, evite as versões equipadas com o câmbio automatizado Dualogic, que deram vários problemas e hoje pode dificultar para você revender um veículo deste.
4 - PEUGEOT 208 GT 1.6 16v THP flex manual - 2016
R$ 62.904,00
O "anti-Sandero RS", que ninguém se lembra, mas que pode ser uma excelente opção de compra para quem busca um hot hatch, de excelente desempenho, graças ao conjunto de motor 1.6 turbo (THP flex, de 166 a 173 cv de potência, e 24,5 kgfm de torque, esse último independente do combustível) com câmbio manual de 6 marchas, de engates rápidos.
A lista de equipamentos trás tudo que tinha disponível para o 208 de primeira geração, como ar condicionado digital de duas zonas com porta-luvas refrigerado, teto solar panorâmico, controlador de velocidade com limitador, 6 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, dentre outros, tudo já de série.
Se quiser andar de forma tranquila, o consumo de combustível é muito bom, assim como a qualidade do acabamento interno, mas se quiser acelerar, você ainda vai ter um conjunto de suspensão bem acertado, para garantir ótima estabilidade e segurança em curvas de alta velocidade.
Por ser um carro mais esquecido, hoje não está num preço tão inflacionado, o que o deixa como uma excelente opção para quem busca custo-benefício.
Mas como pontos de atenção, esse motor THP possui um custo de manutenção mais elevado, e está mais suceptível à sofrer com carbonização.
As peças de acabamento são mais caras, assim como um possível seguro para um veículo de proposta esportiva, o espaço interno traseiro é limitado, assim como a capacidade de porta-malas (285 litros), e claro que vai ser um veículo de revenda mais difícil.
Também, você deve ter cuidado com procedência, pois muitos desses 208 GT podem ter passado por modificações de perfomance, aumento de potência, que se não bem projetados, podem acabar comprometendo a durabilidade do motor.
Por isso, é muito importante você saber fazer uma boa avaliação antes de fechar negócio na compra de qualquer carro usado, analisando de forma técnica e objetiva, com um bom conhecimento para aumentar as suas chances de adquirir um excelente veículo e fugir de possíveis “bombas”.
5 - FIAT BRAVO WOLVERINE 1.8 16v flex manual - 2014 (Base Essence, filme Wolverine: Imortal)
R$ 38.677,00
Quem é fã da Marvel vai lembrar desse, que foi baseado no filme lançado em 2014, o “Wolverine: Imortal”, sendo apenas uma versão de apelo estético, com adesivos nas laterais alusivos às garras de "adamatium" (metal fictício da qual estas são feitas) e bancos com costuras escrito “Wolverine”.
Disponível apenas no ano de 2014, essa versão especial é baseada na Essence 1.8, então já vem muito bem equipado de série, com itens como direção elétrica, trio elétrico completo, ar condicionado, computador de bordo, controlador de velocidade, faróis e limpadores de acionamento automáticos, retrovisor fotocrômico, dentre outros.
Sem falar nos opcionais que podiam vir, como rebatimento elétrico dos retrovisores externos, bancos de couro, teto solar elétrico panorâmico, além dos airbags laterais e de cortina.
O Bravo Wolverine também possui um acabamento interno de boa qualidade, com bancos confortáveis e boa capacidade de porta-malas (400 litros), além de entregar boa estabilidade em curvas, ainda mais usando os pneus 215/45/R17, bem largos e de perfil mais baixo.
No entanto, o desempenho é um pouco fraco em baixas rotações, devido ao motor E-Torq entregar o torque máximo (18,4 a 18,9 kgfm, dependendo do combustível) aos 4500 RPM, sendo necessário sempre andar com uma marcha mais reduzida em boa parte do trajeto, o que acaba prejudicando o consumo de combustível.
Além disso, o espaço interno para quem vai no banco traseiro não é dos melhores, comparado aos seus concorrentes, e a visibilidade externa é ruim, pela pouca área envidraçada, sem falar nos preços das peças de acabamento externas, um pouco acima da média também.
6 - NISSAN SENTRA UNIQUE 2.0 16v flex automático - 2016
R$ 61.348,00
Versão especial acima da top de linha SL, a Unique só vinha disponível neste ano de 2016 (Ou no Sentra de geração anterior, apenas no ano de 2012), mas entrega o mesmo conjunto mecânico confiável das outras versões, com motor 2.0 MR20DE e câmbio automático do tipo CVT (sem simulação de marchas).
O Sentra B17 ou de sétima geração, sempre se destacou pelo seu bom espaço interno, assim como a sua qualidade de acabamento interno (versão Unique conta com revestimentos em tom claro), boa lista de equipamentos (a versão Unique estreou o controle de tração e estabilidade para o Sentra, que depois se estendeu para a versão SL), conforto ao rodar em equilíbrio com a estabilidade em curvas.
Sedan médio com um ótimo porta-malas de 503 litros, o Sentra pode ser uma excelente opção de custo-benefício frente ao Corolla, seu principal rival, ainda mais nessa versão especial.
A sua atenção deve estar direcionada para o câmbio CVT, que apesar de ser confiável, exige troca periódica do fluido, do contrário, pode sofrer com superaquecimento, além das peças de acabamento mais caras que inflacionam o seguro, bem como os relatos de falha no eletroventilador do radiador.
Além disso, falta iluminação nos botões dos vidros elétricos na porta do motorista, também não é homologado para instalação de reboque traseiro, os pneus 205/50/R17 são de perfil baixo, e se trata de um sedan médio mais desvalorizado e difícil de revender, comparado ao Corolla e Civic.
7 - VOLKSWAGEN JETTA TRENDLINE 1.4 16v TSi gasolina manual - 2016
R$ 70.479,00
Esse é para quem gosta de trocar de marchas, uma vez que essa versão de entrada do Jetta vem com o preciso prazeroso câmbio manual de 6 marchas MQ250-6F, recebendo os 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque do motor EA211 TSi 1.4 turbo, abastecido apenas à gasolina (artigo completo sobre o projeto desse motor, bem aqui).
O desempenho é muito bom, assim como o consumo, já a lista de equipamentos nem tanto (falta alguns mimos, como ar condicionado digital, volante multifuncional, retrovisor fotocrômico, além de faróis e limpadores de acionamento automático), assim como a qualidade do acabamento interno, que pode fazer ruído com o passar do tempo.
A estabilidade e comportamento dinâmico são exemplares, assim como o bom conforto ao rodar e a capacidade de porta-malas (510 litros), sendo um ótimo sedan equilibrado, para entregar um desempenho superior ao Comfortline 2.0 EA113 (artigo completo sobre o motor), sem o custo de manutenção tão alto quanto a versão Highline 2.0 TSi EA888 (artigo sobre esse, é aqui).
Ainda assim, esse TSi EA211 com injeção direta de combustível pode sofrer com carbonização do sistema de admissão, além de ainda ter um custo elevado para possível substituição dos componentes do sistema de alta pressão de combustível, sem falar que neste ano de 2016 ele ainda não era flex.
O Jetta também sempre teve um valor de seguro mais elevado em função dos valores das peças de acabamento externas, bem como essa versão específica Trendline, de entrada, vem com uma central multimídia de tela pequena, o que incomoda bastante, sem falar na revenda mais difícil dessa versão com câmbio manual, em tempos que existe uma procura muito maior por modelos automáticos.
8 - VOLKSWAGEN SANTANA EXCLUSIV 2.0 8v Mi gasolina manual - 1999
R$ 26.162,00
Podemos considerar o Santana como um “avô" do Jetta, uma vez que este vem sobre a plataforma B2 do Passat, lá dos anos 80, mas que ainda conserva a excelente robustez e confiabilidade mecânica do motor AP-2000 (família EA827, que adivinha? Também tem artigo completo sobre).
Nessa versão Exclusiv, top de linha, o Santana 1999 vem itens de série como direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, bancos Recaro em tecido (com opcional de couro), além do check-control no painel, temporizador dos faróis e luzes de leitura dianteiras e traseiras, além dos opcionais de teto solar elétrico e freios ABS, sendo uma versão interessante e exclusiva (tá aí o nome) do Santana para se buscar no mercado de usados.
O desempenho é bom, assim como o consumo de combustível, se tratando de um 2.0 8v aspirado, que também entrega um bom espaço e acabamento internos, conforto ao rodar, mas em contrapartida, a estabilidade já não é das melhores, assim como o isolamento acústico, e o nível de segurança à bordo, em caso de colisão.
Essa plataforma antiga também dá seus sinais de cansaço, ao apresentar trincas em túnel central, parede corta-fogo e torres dos amortecedores, além da clássica infiltração de água no porta-malas.
O forro de porta e teto costumam descolar com facilidade e as peças de acabamento são difíceis de encontrar (saiu de linha em 2006, sendo que algumas dessa versão Exclusiv são ainda mais raras, fabricadas apenas no modelo 1998/1999).
Mas E VOCÊ? Qual desses levaria para a sua garagem?
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