Conheça aqui os 10 carros usados mais baratos de manter, com relação à cesta de peças de manutenção preventiva.
A cesta é composta por:
Kit de pastilhas de freio dianteiras,
Par de discos de freios dianteiros,
Kit de velas de ignição,
Óleo de motor,
Correia de acessórios,
Kit de correia dentada com tensor (para o caso do veículo usar sistema de corrente de comando, este item não entrará no somatório, pois não exige substituição periódica),
Filtros de ar e óleo do motor, combustível e cabine,
Kit com 4 amortecedores.
O levantamento foi feito com base nas cotações para os vídeos do canal Bate-Papo Automotivo, considerando as cotações realizadas nos últimos 12 meses, ou seja, entre setembro de 2023 e setembro de 2024.
10 - FIAT PALIO ATTRACTIVE 1.4 8v flex manual - 2011
TABELA FIPE: R$ 28.064,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.620,00
Compacto da Fiat, em sua quarta geração, de excelente robustez e confiabilidade mecânica, bom consumo de combustível, e qualidade do acabamento interno, sem falar no bom nível de conforto ao rodar, sendo uma ótima opção para quem busca custo-benefício.
No entanto, o espaço interno traseiro não e dos melhores, assim como a sua estabilidade, uma vez que a calibragem mais macia da suspensão permite maior rolagem da carroceria, assim como os engates do câmbio são imprecisos e o desempenho do motor 1.4 Fire, é fraco, mesmo para um veículo relativamente leve.
9 - FIAT PALIO WAY 1.0 8v flex manual 4p - 2015
TABELA FIPE: R$ 31.178,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.562,00
Mesmo motor Fire do Palio anterior, confiável, resistente, mas de menor cilindrada, ainda assim, consegue-se excelentes médias de consumo de combustível e ainda bom nível de conforto ao rodar, sem falar que nessa versão Way, a suspensão é elevada, com um vão livre mínimo do solo de160 milímetros, o que é ótimo para vencer a maioria das lombadas sem problemas.
Mas tenha em mente que o desempenho ainda é fraco, possui poucos equipamentos disponíveis, a estabilidade não é das melhores, além de ser um veículo muito utilizado por quem trabalha em aplicativos de transporte, ou seja, você pode encontrar vários anunciados com quilometragens bem elevadas.
8 - VW SANTANA "SPORTLINE" 2.0 Mi 8v gasolina manual - 2003
TABELA FIPE: R$ 21.991,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.441,00
Equipado com o excelente motor AP-2000, conhecido por sua robustez mecânica, bom desempenho e relativo bom consumo de combustível, principalmente em estrada.
Sedan médio de bom espaço interno traseiro e boa qualidade do acabamento interno, de 2003 em diante, nas versões 2.0, podia vir com o pacote "Comfortline" ou "Sportline", que não muda o seu valor na tabela FIPE, e já entrega direção hidráulica com ajuste de altura da coluna, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores elétricos, alarme, ar condicionado, rodas de liga leve e faróis de neblina dianteiros e traseiro.
Porém, ainda não se destaca por sua estabilidade, bem como já usava uma plataforma antiga para a época, que apresentava trincas em vários pontos de solda da carroceria, infiltração de água no porta-malas, sem falar nos forros de porta e teto, que costumam descolar com certa facilidade.
7 - HYUNDAI HB20 COMFORT STYLE 1.0 12v flex manual - 2013
TABELA FIPE: R$ 38.714,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.386,00
Falando de um veículo de projeto um pouco mais moderno, com motor 3 cilindros, mas que ainda entrega boa confiabilidade mecânica, o HB20 1.0 de primeira geração também se destaca pelo seu bom consumo de combustível, qualidade do acabamento interno, boa lista de equipamentos, sem falar na facilidade de revenda, frente à vários de seus concorrentes.
Mas é claro que o desempenho ainda é apenas razoável, assim como o espaço interno traseiro, sem falar nos relatos frequentes de queima das bobinas de ignição e falha no medidor de nível de combustível.
A suspensão traseira bate fim de curso com facilidade e os faróis de foco simples, são fracos.
6 - FIAT PALIO EDX 1.0 8v gasolina manual 4p - 1997
TABELA FIPE: R$ 8.840,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.173,00
Novamente temos um Palio nessa lista, mas agora em sua primeira geração, ainda equipado com o motor 1.0 Fiasa, que também não é nenhuma referência em desempenho, mas entrega um custo de peças de trocas preventivas bem acessível, principalmente para quem busca seu primeiro carro.
Além disso, o acabamento é até bom, para a época, assim como o conforto ao rodar e a visibilidade externa, mas atenção especial com a correia dentada, que exige substituição preventiva mais frequente, pela forma como o tensor é montado, característica de uma falha de projeto desses motores Fiasa.
Também existem vários relatos de falhas eletrônicas e queima de bobinas de ignição, bem como é um veículo mau equipado, mesmo para a época.
5 - HONDA FIT EX 1.5 16v gasolina manual - 2008
TABELA FIPE: R$ 33.303,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.168,00
Em sua versão top de linha, o Fit de primeira geração tem um dos motores mais confiáveis do mercado de usados, que é o 1.5 16v V-TEC da Honda, que entrega bom desempenho e economia de combustível, sem falar no ótimo acabamento interno, precisão nos engates do câmbio, e capacidade de porta-malas, que ainda pode ser ampliado com o ótimo sistema de rebatimento dos bancos traseiros Magic Seats.
O Fit ainda entrega boa estabilidade e facilidade de revenda, perdendo pouco valor de mercado com o passar dos anos, mas com o custo de ter uma calibragem de suspensão pouco confortável para ruas e estradas não tão bem pavimentadas, e a falta do ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos.
Não foi somado à cesta de peças, mas o Fit exige uma manutenção extra, que é o ajuste de folga de válvulas periódico, a cada 40 mil km ou 2 anos, o que ocorrer primeiro, sob pena do motor perder potência e passar a gastar mais combustível.
4 - FIAT UNO MILLE WAY ECONOMY 1.0 8v flex manual 4p - 2010
TABELA FIPE: R$ 23.818,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.130,00
O queridinho dos brasileiros, excelente veículo para o dia-a-dia, equipado com o confiável motor Fire 1.0, também se destaca pela ótima facilidade em encontrar peças de reposição e por entregar um desempenho condizente para o peso de carroceria deste compacto de 840 kg.
As médias de consumo são ótimas, e a visibilidade externa também é garantida pela boa área envidraçada, sendo o Uno Mille um dos campeões de procura no mercado, em sua faixa de preço.
Mas vale falar que o acabamento e espaço interno não são dos melhores, assim como o baixo nível de conforto ao rodar, bem como os relatos frequentes de corrosão na região de gravação do número de Chassis, no lado direito do assoalho dianteiro.
3 - GM CELTA LT 1.0 8v flex manual 4p - 2013
TABELA FIPE: R$ 30.913,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.032,00
Em sua versão top de linha, o Celta 2013 entrega um dos custos de manutenção mais acessíveis, com um motor confiável, entregando boa agilidade e economia de combustível em trânsito urbano, o que torna esse veículo também muito procurado para quem busca esses atributos, na faixa dos R$ 30 mil.
Porém o desempenho e consumo em estrada ficam um pouco comprometidos, pelo câmbio de relações de marcha mais reduzidas, sem falar no pouco espaço interno e capacidade de porta-malas, bem como a sua altura do solo, que faz esse hatch compacto raspar a dianteira em quase qualquer lombada ou entrada de rampa, exigindo sua atenção redobrada.
2 - GM PRISMA MAXX 1.4 8v flex manual - 2010
TABELA FIPE: R$ 25.209,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.025,00
Basicamente aqui é um Celta com porta-malas maior ou seja, conserva o baixo custo de manutenção e facilidade de encontrar peças de reposição, e com a vantagem do motor 1.4, de melhor desempenho e câmbio mais alongado, sendo mais adequado para pegar uma estrada sem passar raiva, e ainda com um bom consumo de combustível.
Mas também mantém alguns pontos negativos, como a baixa qualidade do acabamento interno, pouco espaço para quem vai no banco de trás, e estabilidade apenas razoável.
1 - GM CLASSIC SUPER 1.0 8v flex manual - 2009
TABELA FIPE: R$ 20.426,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 2.999,00
Com o mesmo motor do já citado Celta, o Classic continua se destacando pela sua confiabilidade mecânica, preços de peças acessíveis, bom consumo, e ainda com a vantagem de ter uma boa capacidade de porta-malas, assim como o Prisma de primeira geração.
Dessa forma, é outro sedan compacto bem procurado em sua faixa de preço, mas também usa o mesmo câmbio curto do Celta, a estabilidade em curvas deixa a desejar, bem como o seu espaço interno traseiro.
MAS E VOCÊ? QUAL DESSES VEÍCULOS COMPRARIA, pensando no menor custo de manutenção?
COMENTE ABAIXO!!!
Comments